Wellington Dias participa de mutirão para emissão de certidão de nascimento

Ação integra a Semana Nacional do Registro Civil, realizada em parceria com CNJ, TJDFT e GDF

Wellington Dias participa de mutirão para emissão de certidão de nascimento | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (08/05), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou de um mutirão para emissão gratuita de certidão de nascimento no Centro Pop do Plano Piloto, em Brasília. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à documentação civil básica para pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade econômica e social.

A ação faz parte da 1ª Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se e é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Governo do Distrito Federal e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Os equipamentos da assistência social, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), também estão envolvidos na ação.

De acordo com dados do IBGE, mais de 2,7 milhões de brasileiros e brasileiras não possuem certidão de nascimento. "Aqui se abre a porta para a regularização. A partir daí essas pessoas terão o direito a benefícios sociais como o Bolsa Família, aos programas de habitação, além de poder garantir a condição de emprego e outras oportunidades", destacou o ministro Wellington Dias durante o evento. 

Segundo ele, os serviços são voltados tanto para quem não tem o documento de registro de nascimento quanto para quem perdeu e não conseguiu a segunda via. "É a partir do registro de nascimento que o cidadão tem acesso a outros documentos. Sem ele, não é possível ter direito ao Bolsa Família, acesso ao emprego, regularizar um negócio ou adquirir uma casa. Ou seja, é um cidadão que não consegue exercer a cidadania plena", completou o ministro. 

Até esta sexta-feira (12), juízes, servidores e cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) de todo o Brasil, estarão realizando um esforço concentrado para emitir documentos gratuitamente. O objetivo é impulsionar a erradicação do sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação básica, com foco especial na identificação civil da parcela da população socialmente vulnerável. Veja mais notícias no Meio Norte.com

(Com informações do MDS)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES