Wellington Dias participa de reunião no STF sobre ICMS e reforma tributária

De acordo com Dias, o ministro Gilmar Mendes foi atencioso, acessível e compreende a situação

Avalie a matéria:
Wellington Dias participa de reunião no STF sobre ICMS e reforma tributária | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os governadores do Fórum dos Governadores participaram, nessa terça-feira (29), de uma audiência híbrida, com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, onde tratara do ICMS incidente sobre serviços de energia elétrica e telecomunicações.

Na oportunidade, o governador piauiense Wellington Dias destacou a importância de discutir com os ministros do STF a votação do RE 714139, no qual se analisa a aplicação de alíquotas diferenciadas para o ICMS nos serviços de energia elétrica e telecomunicações que podem gerar um prejuízo financeiro da ordem de R$ 26,6 bilhões para estados e municípios.

De acordo com Dias, o ministro Gilmar Mendes foi atencioso, acessível e compreende a situação - Foto: Ascom

Tratamos com o ministro Gilmar Mendes sobre uma ação em tramitação que interfere na Política Tributária, mas notoriamente em relação ao ICMS. Isso faz uma alteração muito brusca no Brasil, caso prospere, e coloca uma ruptura, uma quebra do pacto federativo na autonomia dos estados e o mais importante coloca um prejuízo imediato para estados e municípios na ordem de 26,6 bilhões de reais. Uma conjuntura como essa desequilibra estados, municípios, retira recursos da educação, da saúde e consegue colocar uma dificuldade ainda maior em meio ao momento que estamos vivendo”, declarou.

Wellington Dias explicou que os governadores buscarem tratar sobre a temática com Gilmar Mendes e outros membros da corte, pois aqueles, por meio do Fórum de Governadores, querem propor uma alternativa. “Nós queremos a reforma tributária. Já apresentamos uma proposta pactuada pelas 27 unidades da Federação e integrado com os municípios. Já está na Câmara e no Senado e, agora, com a proposta apresentada pelo ministro Paulo Guedes, nós temos as condições de buscar a solução para a área tributária no Congresso Nacional”, disse.

Ministro atencioso e acessível

De acordo com Dias, o ministro Gilmar Mendes foi atencioso, acessível e compreende a situação. “Queremos a simplificação de toda a área tributária e queremos, inclusive, tratar do imposto sobre o consumo onde está o ICMS, sobre a folha de pagamento, viabilizando condições de crescimento, mas com a responsabilidade de ter alternativas em relação à renda e patrimônio”, declarou o governador, ressaltando que a proposta apresentada conta com o apoio e respaldo das 27 unidades da Federação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES