Wilson: Livre da aftosa, pecuária do Piauí se fortalece e aquece economia

O Piauí é, desde o início da tarde desta terça-feira (3), área livre de febre aftosa com vacinação.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é, desde o início da tarde desta terça-feira (3), área livre de febre aftosa com vacinação. Durante solenidade no Palácio de Karnak, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, assinou ato normativo reconhecendo o novo status sanitário animal do estado. O governador Wilson Martins afirmou que, oficialmente livre da aftosa, a pecuária do Piauí se fortalece e aquece economia.

O ministro Antônio Andrade ressaltou que o Piauí fez grandes esforços para sair, em alguns anos, do status ?risco desconhecido? para o status ?área livre com vacinação?. ?O Wilson é médico, mas quando secretário de agricultura colocou o fim da febre aftosa como prioridade. Mas esse trabalho não acabou. Hoje, o Piauí recebe o reconhecimento nacional como área livre de aftosa com vacinação. Agora, deverá trabalhar pela certificação internacional?, comentou.

Antônio Andrade disse ainda que a manutenção do atual status sanitário animal do Piauí e a busca por seu reconhecimento internacional depende da contínua parceria entre poder público e iniciativa privada.

?Esse é um momento pelo qual muito trabalhamos, o fim dessa pecha horrorosa que é a febre aftosa. E os criadores, que foram grandes parceiros do Governo do Estado, já estão sentindo o resultado. Nosso rebanho hoje é valorizado. Isso fortalece nossa pecuária e aquece nossa economia?, avaliou o governador Wilson Martins.

O Piauí possui um rebanho bovino de aproximadamente 1,7 milhão de cabeças de gado. Com o novo status sanitários, os criadores piauienses podem vender seus animais para qualquer estado brasileiro.

Nas últimas dez campanhas de vacinação (que ocorrem, em geral, nos meses de maio e novembro), os índices de cobertura vacinal no Piauí foram superiores a 90%.

O direto-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, José Antônio, ressaltou o esforço do corpo técnico da Adapi, criada em 2005, para que se pudesse alcançar o feito. ?Nossos servidores foram incansáveis a cada campanha. Contamos com a colaboração dos criadores e fizemos nossa parte. Criamos e equipamos a Adapi, realizamos concurso público, procedemos com os Planos de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores?, enumerou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES