Casos suspeitos de febre chinkunguya no Piauí são examinados em outro Estado

Casos suspeitos de febre chinkunguya no Piauí são examinados em outro Estado

A febre chinkunguya é uma doença que pode estar afetando muita gente neste período chuvoso. É preciso ter cuidado e não deixar água parada em casa.


Os casos de febre chinkunguya ainda não foram confirmados na capital piauiense. Segundo a Fundação Municipal de Saúde existem apenas suspeitas. Em 2014, cinco casos foram notificados, neste ano 35 estão em análise, deste total 3 já foram descartados e são não reagentes.

Os casos de maiores suspeitas em Teresina vieram do Suriname, os exames estão sendo feitos em Belém, em um laboratório considerado um dos melhores do mundo. O prazo para a entrega do resultado é de no mínimo, 90 dias.

“A Fundação Municipal de Saúde não pode confirmar a existência da febre chinkunguya em Teresina. Temos casos suspeitos e estamos aguardando resultados. É preciso esclarecer que muitas viroses com sintomas da febre estão aparecendo em Teresina”, disse Amariles Borba, gerente de vigilância da FMS.

A chinkunguya não tem potencial de evoluir para formas graves como a dengue, mas pode deixar o indivíduo com dores nas articulações que se estendem por meses e até por anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES