MP recomenda que PMT aumente número de vagas para Guarda Municipal

MP recomenda que PMT aumente número de vagas para Guarda Municipal

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O promotor de Justiça Fernando Santos, disse que a quantidade de vagas oferecidas pela Prefeitura de Teresina para o concurso da Guarda Municipal é insuficiente para atender a demanda. Em 2015,  o concurso realizado ofertou 50 vagas, podendo ser classificados seis vezes mais, cerca de 300 pessoas. O Ministério Público diz que de acordo com a lei, esse número deve ser definido conforme a população de cada cidade. 

A Promotoria de Justiça entende que para Teresina, o total deveria ser de 1.500 vagas. A recomendação do Ministério Público à prefeitura, é que esse número seja ampliado o quanto antes. "Tem que haver uma adequação do edital para a ampliação de vagas, instaurar o processo administrativo para rever os contratos terceirizados e analisar também o convênio com a Polícia Militar", disse o promotor.

O dever da Guarda Municipal vai além da defesa do patrimônio público. Atualmente em Teresina, existem convênio com a Polícia Militar e com empresas de segurança, que estão fazendo a guarda desse patrimônio. Se a recomendação do Ministério Público for atendida, os convocados devem substituir os terceirizados e os militares. "Tão logo seja concluído o curso de formação dos guardas municipais, não temos dúvidas de que o governador e o prefeito de Teresina, irão manter entendimentos no sentido de ver as necessidades e que providências poderão ser adotadas em decorrência da contratação desses guardas municipais para Teresina", disse o tenente John Feitosa da PM.

Já o comando da Guarda Municipal, pondera a ampliação das vagas por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal. " As decisões têm que serem feitas com responsabilidade. Existe a lei da quantidade de vagas e a lei de responsabilidade fiscal. O Estado e o município devem ter esse compromisso e essa preocupação, caso aumente os gastos do poder público", falou Major João Amorim do Comitê da Guarda Municipal.

A Prefeitura de Teresina tem 10 dias para responde se vai ou não acatar a recomendação do Ministério Público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES