Teresina está sediando o III Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde no Blue Tree Towers Rio Poty. O evento ocorre de 4 a 6 de maio e tem como tema central a Telessaúde e a Telemedicina. A organização é da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), Programa de Mestrado profissional em Saúde da mulher da UFPI e Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), com apoio de organizações como Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde.
Um dos objetivos da organização do congresso é proporcionar a troca de experiências e debates técnico-científicos entre profissionais do ensino e dos serviços de saúde. Os três dias de evento contarão com conferencistas nacionais e internacionais e a programação abarca atividades como palestras; mesas redondas; oficinas; apresentação de posters, trabalhos orais, projetos exitosos e lançamentos de livros.
Entre os destaques, está a discussão sobre a Saúde na Agenda de 2030, na qual pesquisadores debaterão temáticas para o futuro. Para a coordenadora do evento, Lis Medeiros, o eixo em Telessaúde/Telemedicina é emergencial diante do contexto atual da saúde. A nível local, ela destaca que “o estado do Piauí é muito rico, mas ao mesmo tempo muito carente de informações, devido a sua condição geográfica.
Os municípios distam em até 930 Km da capital, o que dificulta diálogo e encaminhamentos na saúde. A telemedicina e o telessaúde poderão ser parceiros para diminuir custos e salvar vidas”, afirma.O primeiro lote de inscrições no evento será encerrado no dia 5 de abril, mas o prazo final será encerrado somente no dia do evento. Já o período para submissão de trabalhos vai até 17 de abril.