Três pessoas são presas no momento em que tentavam realizar empréstimos consignados usando dados de idosos do Piauí

Três pessoas são presas no momento em que tentavam realizar empréstimos consignados usando dados de idosos do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O grupo realizava empréstimos no nome de idosos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Piauí. Segundo a polícia, o grupo é formado por pelo menos cinco pessoas, mas apenas três estão presos, um homem e uma mulher, sendo que um deles é um idoso que se fazia passar por beneficiário por busca de empréstimos.

O grupo teria solicitado valores que já somam R$ 25 mil reais. Eles possuíam dados privilegiados do INSS. O idoso utilizava documentação falsa e utilizava duas identidades: Francisco das Chagas Silva e Manuel Eufrásio da Silva.

Os três presos são naturais da cidade de Bacabal, no Maranhão.A delegada Daniela Barros, da Delegacia do Idoso, explica que pode se tratar de uma quadrilha interestadual.

“Foram presos no Centro quando tentavam realizar um empréstimo fraudulento em posse de documentos falsos. Eles estavam pretendo receber a ordem de crédito desse empréstimo que deram entrada, foi aí que a nossa equipe surpreendeu eles e realizou a prisão. Eles tinham dados privilegiados e, após ter posse disso, eles produziam documentação falsa para poder ir até as financeiras e realizar empréstimos no nome dessas vítimas. Eles iam sacar o dinheiro, porque o idoso com documentação falsa colocava a foto dele, usava os dados cadastrais do idoso vítima, subtraia o dinheiro e a vítima iria pagar em 72 vezes”, afirma.

A Polícia irá intensificar as investigações para saber como a quadrilha conseguiu os dados dos aposentados que só devem constar no INSS.

“Precisa ser investigado porque se trata de dados privilegiados que estão parando nas mãos de criminosos. A investigação tem que evoluir. Além disso, verificar a segurança desses dados junto ao INSS, porque essa segurança está falha”, acrescenta a delegada.

Crimes de fraude de idosos são os mais registrados. De janeiro a junho deste ano já foram registrados mais de 200 casos. Na manhã desta sexta-feira (24) uma mulher identificada como Edilene Rocha Silva foi encaminhada à Penitenciária Feminina.

Segundo Carlos Augusto Silva Viana, gerente executivo regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí,  já existem casos em várias regiões do país, onde funcionários já operaram com quadrilhas para obter informações dos aposentados.

“Aqueles segurados que se sentirem lesados precisam registrar Boletim de Ocorrência e dizer que não fez esse empréstimo e casos como este de hoje sempre tem acontecido, foi por isso que em 2003, há 12 anos atrás, foi criado a Força Tarefa juntamente com a Delegacia do Idoso, INSS, Polícia Federal e Ministério Público para apura esses golpes. Quando se trata de um funcionário envolvido, precisa-se ser punido. Aqui no Piauí, até hoje, não temos conhecimento de nenhum servidor envolvido com esse tipo de fraude, mas estamos sempre vigilantes”, afirma.

“O segurado fraudado tem que ir ao INSS, dizer que não fez, pois automaticamente será cancelado o desconto. Se efetivamente ele tiver assinado, volta a ater. Caso contrário, será devolvido”, acrescenta.

Em Teresina já foram registrados 200 casos em 2015. “Nunca repassar o cartão, dados ou qualquer informação. Essas quadrilhas querem enganar e roubar, mas estamos trabalhando para evitar esse tipo de fraude. O segurado entrega a senha para alguém sacar seu pagamento. Isso não pode acontecer. Nós também temos recuperado dinheiro e a polícia trabalha em cima disso. Nosso sistema é seguro. Se a própria delegada está suspeitando, vamos descobrir e punir os envolvidos”, disse.

“Vivinhos, filhos e usuários de drogas tomam cartão dos avós”, destaca.

Em casos de roubo ou fraude a pessoa lesada pode ligar grátis para 105 anonimamente e denunciar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES