Um avião monomotor PTCNL (Cessna) explodiu por volta das 18:30 horas desta segunda-feira (16) no aeroporto Petrônio Portela. Quatro pessoas morreram carbonizadas. As vítimas foram identificadas como Rodrigo Viana Morais, Marcos Escórcio, e os primos Marcos Ronald e Guilherme Rodrigues.
O comandante Rodrigo Viana Morais era instrutor de um aeroclube do Ceará. Ele era graduado em Química e Física por universidade do Pará e graduado em Ciências Aeronáuticas.
Segundo informações, as outras vítimas eram alunos da faculdade Cet e teriam fechado pacote com o aeroclube do Ceará para fazer um curso prático. De início a aeronave ficava à disposição dos alunos, mas como o número foi reduzido, cada um deles fazia o acerto das aulas, que chegavam a custar R$ 445,00 a hora.
De acordo com testemunhas, o avião rodou no ar, caiu de barriga, explodiu e passou 10 minutos pegando fogo até a chegada do Corpo de Bombeiros.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai investigar a razão dos estudantes fazerem apenas a parte teórica na faculdade e por qual razão não eram oferecidas as aulas práticas.
A tia dos primos Guilherme Rodrigues e Marcos Ronald, Rejane Rodrigues disse que a morte dos sobrinhos abalou a família.
Rejane disse que Guilherme sempre quis ser piloto e era um sonho que acalentava desde os 4 anos de idade. Ele chegou a cursar Engenharia, depois Direito, mas abandonou os dois cursos para estudar aviação.
"Guilherme era um menino doce e que tinha o sonho de ser piloto". Segundo ele, os primos eram filhos únicos e tinham a mesma idade.
Muitos amigos das vítimas estão no IML. O professor Fernando Lira, amigo de Marcos Escórcio, disse que o amigo era uma pessoa compromissada e agradável de viver: ?É uma perda irreparável. As escolas estão de luto e emitiram nota de pesar informando que não irão ocorrer aulas hoje. Estive com ele ontem e ele me disse que iria fazer seu último voo coletivo", disse emocionado.
Familiares de Marcos Escórcio fariam um churrasco para comemorar o primeiro voo solo do professor, que ocorreria nesta segunda-feira (16).
Segundo um amigo da família de Marcos Ronald, todos estão muito abalados e permaneceram a madrugada no IML. "A família está muito triste. O pai e a mãe estão muito abalados. Todos passaram a madrugada no IML, mas os corpos só serão liberados às 10h de hoje", disse.
O funcionário do IML, Araújo, afirmou que todos os colaboradores do IML estão aguardando a chegada dos familiares das vítimas envolvidas na tragédia. ?Estamos aguardando os familiares com a documentação necessária para liberação do corpo?, disse ele.
O Major Sansão, do Corpo de Bombeiros, informou que não recebeu nenhum comando da aeronave informando sobre falha mecânica e que os bombeiros chegaram no local cerca de 1 minuto após o acidente. Ele ainda disse que os corpos não ficaram totalmente carbonizados.
O programa Bom Dia Meio Norte exibiu com exclusividade o vídeo com imagens da explosão pouco depois da aeronave cair.
Exclusivo: momento em que avião pega fogo no aeroporto de THE
Primeiros momentos após a queda do avião monomotor em THE