Operação prende suspeitos de roubarem avião de médico em Teresina

Operação é relacionada ao roubo de um avião do Aeroclube de Teresina pertencente ao médico Jacinto Lay no dia 14 de janeiro de 2023

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Cessna e realizou a prisão de 17 pessoas suspeitas de participação no roubo da aeronave do médico Jacinto Barbosa Lay, no último dia 14 de janeiro deste ano, no Clube de Ultraleve do Piauí, na zona Leste de Teresina. A ação foi comandada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco).

A operação foi deflagrada para o cumprimento de 22 mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão. Em Teresina, foram cumpridos 08 mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão em desfavor de investigados ligados ao grupo criminoso responsável pela execução do roubo praticado mediante concurso de pessoas, uso de arma de fogo e restrição da liberdade. 

Polícia Civil realiza operação Cessna e realiza prisões em Teresina - Imagem: Divulgação/Polícia Civil

Em Pernambuco foi cumprido um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão em desfavor do investigado que alugou o veículo utilizado na ação criminosa. 

No Maranhão foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca apreensão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã, relacionados a investigados responsáveis pela aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação. Os investigados da grande São Luís possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo (Aeroporto de Paço do Lumiar/MA). 

Já no Estado do Mato Grosso foi cumprido um mandado de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão em face de investigados responsáveis pela logística que seria utilizada para o reabastecimento da aeronave roubada em uma pista clandestina na zona rural do Município de Juara/MT, na região noroeste mato-grossense conhecida como Vale do Arinos.

Suspeitos de envolvimento no roubo da aeronave foram encaminhados ao IML - Foto: Reprodução

O delegado Charles Pessoa, em entrevista ao meionorte.com, confirmou que a operação está relacionada ao roubo da aeronave e que as ações de campo ainda estão em andamento, e que maiores detalhes serão reveladas em coletiva na sede da Delegacia Geral.

"É uma operação que estamos deflagrando hoje, com relação ao roubo de uma aeronave. A operação foi deflagrada em quatro estados e os policiais ainda estão em campo. O Draco é composto de policiais extremamente capacitados, assim como toda a Polícia Civil do estado do Piauí, e demonstra mais uma vez que está preparada para elucidar qualquer tipo de crime", disse o delegado.

O repórter Kilson Dione conseguiu falar com um dos suspeitos. Ele disse que fez uma transferência de determinado valor através do Pix, a pedido de um amigo, mas que não sabia do que se tratava.

"Eu não sabia não, chegou um colega pedindo para eu fazer um Pix. Eu tava até no trabalho, aí chegaram dizendo que participei. Esse colega, ele fez o pix para mim e eu só reenviei. Pensei ser meu amigo, mas depois disso. Não me lembro para quem eu enviei, foi dois valores, um de R$ 100 e outro de R$ 50", disse o suspeito.

Operação foi deflagrada pela Polícia Civil do Piauí - Foto: Divulgação

RELEMBRE O CASO

O avião foi roubado por criminosos fortemente armados, que invadiram o Clube de Ultraleve do Piauí, na estrada da Cacimba Velha, zona Leste de Teresina. A ação criminosa foi registrada por volta das 3h da madrugada. A aeronave pertence ao médico neurologista, Jacinto Barbosa Ley Chaves, proprietário da Clínica Neurocentro.

No domingo (23), um avião, modelo Cesna 206, caiu no município de Juara, no Mato Grosso. Segundo informações da imprensa local, dois homens que estavam na aeronave fugiram do local carregando mochilas.

A aeronave roubada, tem o prefixo PT-DQF e a que caiu usa o prefixo PT-IXS. Outra diferença entre as aeronaves é a pintura, a que caiu tem detalhes em vermelho. Segundo os policiais, essa mudança foi realizada para tentar enganar qualquer tipo de fiscalização que pudesse acontecer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES