Síndrome da segunda-feira

Síndrome da segunda-feira

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segunda-feira: alguns detestam, outros odeiam. Mas poucos sabem que o dia mais impopular da semana ? tamb?m o mais prejudicial ? sa?de. Aquela inexplic?vel sensa??o de pregui?a e indisposi??o que afeta boa parte dos mortais e os obriga a permanecer por mais tempo na cama pode causar problemas f?sicos e psicol?gicos, como estresse, sudorese, ansiedade e taquicardia.

Na maioria dos casos, a s?ndrome da segunda-feira j? come?a no dia anterior. N?o s?o poucas as pessoas que sentem um calafrio percorrer a espinha ao ouvir o tema de abertura de tradicionais programas de televis?o. Imediatamente, elas lembram que ter?o pela frente mais uma semana de trabalho e j? come?am a sofrer, por anteced?ncia, os efeitos da s?ndrome da segunda-feira.

"Por mais prazeroso que seja o trabalho, n?o h? quem n?o sofra por ter que pegar no batente na segunda-feira. Acordar na segunda para trabalhar ? como interromper um sonho bom. Ningu?m gosta, n?o ? verdade? E o mais interessante ? que, quanto melhor o final de semana, mais dif?cil torna-se voltar ? realidade na segunda-feira", afirma a psic?loga M?rcia Fraga, do Hospital Memorial.

Uma pesquisa do portal Monster, especializado em recrutamento e sele??o on-line, mostrou que trabalhadores do mundo inteiro sofrem com a s?ndrome. Prova disso ? a ins?nia que inferniza as noites de domingo de quem precisa acordar cedo no dia seguinte para trabalhar. Segundo o estudo, 51% dos americanos custam a pegar no sono de domingo para segunda-feira. Entre os brit?nicos, o percentual chega a 53%.

"A s?ndrome da segunda-feira n?o chega a ser uma patologia, mas ? um sintoma de que algo n?o vai bem na vida daquela pessoa. Por isso mesmo, o mais importante a fazer ? tentar identificar as suas causas. Em muitos casos, essa s?ndrome n?o est? relacionada apenas ? vida profissional. Pode ser motivada tamb?m pelos estudos e at? mesmo pelo casamento", alerta o psiquiatra Leonardo Gama Filho.

Se dependesse da designer Mariana Accardo, 27, o final de semana teria tr?s e n?o apenas dois dias. "Por mais que eu descanse s?bado e domingo, estou sempre cansada. ?s vezes, at? mais na segunda do que na sexta?, jura Mariana, que chegou a sentir dores de cabe?a e de est?mago na segunda pela manh?.

O executivo Daniel Fleming, 42 anos, n?o fica atr?s. Na tentativa de protelar ao m?ximo o final do domingo, emendava um filme no outro e demorava a ir para a cama. "No domingo ? tarde, eu j? ficava deprimido. Para mim, trabalhar na segunda-feira era um sacrif?cio enorme", admite.

Pior do que a segunda, s? a volta das f?rias

Para muitos, trabalhar na segunda-feira s? n?o ? pior do que voltar de f?rias. H? quem minimize o problema e aproveite os primeiros dias para matar saudade dos colegas ou colocar o papo em dia. Mas h? tamb?m quem passa mal e n?o consegue disfar?ar o des?nimo.

Segundo dados da International Stress Management Association (Isma), 35% dos brasileiros sofrem de "depress?o p?s-f?rias". Desse total, 72% admitem que, com apenas uma semana de trabalho, j? est?o t?o cansados e estressados quanto antes de tirar f?rias.

"Normalmente, umas pessoas demoram mais que as outras para voltar ao ritmo normal de trabalho. Mas essa readapta??o n?o leva mais que duas semanas. Se a letargia persistir por mais tempo, ? bom procurar um m?dico", alerta a psic?loga Ana Maria Rossi, presidente da Isma.

Independentemente de ser a s?ndrome de segunda-feira ou depress?o p?s-f?rias, o "coach" Sandro Pereira avisa que chega uma hora em que ? preciso repensar as metas e tra?ar novos objetivos. Segundo ele, cinco anos ? tempo mais do que suficiente para chegar ao ponto m?ximo dentro de uma empresa.

"A primeira pergunta a ser feita ?: onde quero chegar profissionalmente? Se voc? n?o sabe onde quer chegar, nunca saber? se est? no caminho certo. ?s vezes, mudar de emprego pode ser saud?vel para o corpo, a mente e at? para a carreira", ensina.

Lazer na semana ajuda a enfrentar segunda-feira

Para n?o sucumbir ?quela "depr?" t?pica das noites de domingo, o melhor rem?dio ? ensinam os especialistas ? ? criar alternativas de lazer n?o s? nos s?bados e domingos, mas tamb?m nos dias ?teis. Que tal, ent?o, um chope gelado com os amigos na ter?a, uma pizza com a fam?lia na quarta ou uma sess?o de cinema na quinta-feira?

Parece invi?vel, mas foi exatamente isso o que fez o executivo Daniel Fleming para minimizar os efeitos da s?ndrome. Toda segunda, ele re?ne a fam?lia para assistir a DVDs, comer uma pizza ou tocar viol?o. ? a famosa "Segunda Sem Lei". J? na quinta, toca guitarra com os amigos. Como n?o curte futebol, a "pelada", no caso dele, ? musical.

"Eu me esfor?ava ao m?ximo para n?o transparecer a minha insatisfa??o no trabalho. Mesmo insatisfeito profissionalmente, dava o melhor de mim. At? que, em outubro de 2007, recebi uma promo??o que salvou a minha carreira. Hoje, no domingo ? tarde, j? separo a roupa que vou vestir na segunda. Nunca me senti t?o motivado", assegura.

Garfield: horror ? segunda

Criador do Garfield, o gato que ganhou fama mundial por odiar segundas-feiras, o cartunista norte-americano Jim Davis, 63, admite que, ao contr?rio do bichano das tiras em quadrinhos, n?o chega a ter horror ao primeiro dia ?til da semana. "? f?cil n?o odiar segunda-feira quando voc? ama o seu trabalho", garantiu Jim, por e-mail, ao jornal O DIA.

A exemplo de seu personagem, ele gosta de tirar uns cochilos ? tarde e ? avesso a atividades f?sicas. "N?o sou t?o pregui?oso quanto o Garfield. Mas, se n?o tomar cuidado, posso ficar", brinca Jim, acrescentando que bom humor costuma ser um rem?dio eficaz para combater a pregui?a t?pica das segundas-feiras. "Sou capaz de encontrar o lado bom at? de tratamento de canal. Afinal, o dente n?o vai doer mais".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES