Sensor detecta bactérias e pesticidas em vegetais

Sensor fotônico ultrassensível será capaz de detectar com segurança traços microscópicos de químicos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores apoiados pelo projeto GRACED, financiado pela UE, estão desenvolvendo um novo sensor que pode melhorar drasticamente o monitoramento da segurança alimentar na Europa. O sensor fotônico ultrassensível será capaz de detectar com segurança traços microscópicos de substâncias químicas e bactérias nocivas em frutas e vegetais em poucos minutos.

O monitoramento desses alimentos costuma ser caro e demorado. Quando lotes aleatórios são testados e as amostras enviadas para laboratórios para análise, pode levar de dois a três dias para obter um resultado. Dado que frutas e vegetais podem se degradar rapidamente e as inspeções são caras, os produtores freqüentemente recorrem a menos verificações de segurança. Essas restrições de tempo e custos também excluem os testes em supermercados e restaurantes, onde as inspeções de alimentos podem desempenhar um papel fundamental na proteção da saúde do consumidor.

A importância de um melhor monitoramento da segurança alimentar é destacada por cerca de 385 milhões de pessoas em todo o mundo que são envenenadas involuntariamente a cada ano, 11.000 das quais morrem. Resíduos de pesticidas ingeridos por meio de alimentos ou água são conhecidos por afetar os sistemas imunológico, endócrino e nervoso do corpo e estão envolvidos em uma ampla gama de condições médicas, como defeitos de nascença e câncer. "Com milhares de mortes em todo o mundo, precisamos urgentemente de um novo dispositivo de monitoramento rápido que seja preciso, altamente sensível e barato de produzir", disse o diretor de P&D Alessandro Giusti do coordenador do projeto GRACED Centro de Pesquisa e Inovação do Chipre (CyRIC) em um comunicado à imprensa publicado no EURACTIV PR.

Detectando contaminantes até 100 vezes mais rápido

O dispositivo de monitoramento altamente sensível que está sendo desenvolvido usa luz laser para detectar pesticidas e bactérias sem a necessidade de produtos químicos ou corantes como marcadores. Chamado de sensor de multiplexação bimodal plasmo-fotônico, o dispositivo pode detectar os menores traços de pesticidas ou bactérias de 50 a 100 vezes mais rápido do que as tecnologias atuais. Além disso, os receptores na superfície do sensor são ajustados a uma bactéria ou produto químico específico, de modo que o sensor apenas captura os analitos de interesse, produzindo um sinal único quando uma substância nociva está presente.

Mas como exatamente isso funciona? A luz viajando no sensor cria um campo evanescente totalmente exposto sobre a superfície do sensor. Quando uma amostra passa pelo sensor, ocorrem mudanças na velocidade do laser, o que altera o padrão de interferência na saída. Isso possibilita que os receptores na superfície do sensor identifiquem o produto químico ou bactéria nociva, fornecendo um diagnóstico instantâneo. "Tudo é feito em um único chip - estamos trabalhando para detectar sete analitos diferentes simultaneamente em menos de 30 minutos (incluindo o tempo de preparação da amostra)", diz Giusti.

De acordo com o diretor da CyRIC, a tecnologia pode ser usada para determinar a contaminação de qualquer coisa, desde a água usada nas plantas até as próprias frutas e verduras. “ Fazendas verticais ou urbanas são… um pouco como um laboratório onde tudo é feito em salas controladas. O controle da qualidade da água é muito importante para o sucesso desse tipo de fazenda, e se esse processo for automatizado é ainda melhor.

"Algumas fazendas urbanas estão usando 'água cinza' - água de pia usada para irrigação - onde o risco de contaminação é possível. Portanto, uma solução como a nossa será altamente complementar à produção futurística de alimentos."

A tecnologia GRACED (plataformas de sensores de multiplexação bimodal plasmo-fotônica ultracompacta e de baixo custo como parte de uma solução holística para monitoramento da qualidade de alimentos ) será testada em diferentes sistemas de produção e distribuição na França, Itália e Hungria.

Fonte: Agrolink



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES