Vídeo mostrando suposto panelaço veiculado nas redes sociais contra o presidente Lula (PT) na noite de segunda-feira (24) é fake. No entanto, a gravação é antiga e não tem relação com o atual governo. O material já havia sido publicado em março de 2020, quando o presidente do Brasil era Jair Bolsonaro.
Falsas
As postagens falsas afirmam que o protesto ocorreu durante um pronunciamento de Lula em rede nacional, no qual o presidente falou sobre o pagamento da primeira parcela do programa Pé-de-Meia e a ampliação do Novo Farmácia Popular. Algumas publicações trazem mensagens como: “Brasileiros em diversas cidades do país se manifestam durante a fala do Lula” e “Vamos ensinar à esquerda como se faz um panelaço de impeachment”.
Gravação é de março de 2020 e foi contra Bolsonaro
O vídeo, gravado à noite, mostra prédios com luzes acesas e o som de panelas sendo batidas, acompanhado de gritos e assovios. A pessoa que filma diz: “Esquerdinha, panelaço é assim, ó”. No entanto, essa gravação já circulava na internet desde 18 de março de 2020, período em que Bolsonaro enfrentava protestos devido à condução da pandemia de Covid-19. Ela foi divulgada no X.
Contexto
Na época, o próprio autor do vídeo publicou o material em uma rede social com a legenda: “Ensinando à esquerda como se faz um panelaço”. Em um comentário na postagem original, ele anexou um print da tela do telefone indicando que o vídeo havia sido gravado na noite de 18 de março de 2020, no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Naquele dia, o Brasil registrava mais de 300 casos de Covid-19 e a primeira morte pela doença. Bolsonaro, em entrevista à rádio Tupi, minimizou a pandemia e criticou medidas adotadas por governadores para conter aglomerações. À noite, protestos foram registrados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, com gritos de "Fora, Bolsonaro".
Comprovação
Para verificar a origem do vídeo, a equipe de checagem utilizou ferramentas digitais como o InVid, que fragmenta vídeos em imagens estáticas. Em seguida, foi feita uma busca reversa no Google Lens, que revelou que a publicação mais antiga encontrada datava de março de 2020.
Fora de contexto
Dessa forma, a gravação que circula agora foi reutilizada fora de contexto para espalhar desinformação. O conteúdo original mostra um panelaço contra Bolsonaro e não um protesto contra Lula, como afirmam as publicações falsas.