Os juros do Brasil subiram para 14,75%, impondo a sexta elevação seguida
A taxa média de juros cobrados pelas instituições financeiras nas suas operações de crédito, subiu pelo quarto mês consecutivo
Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 1 ponto percentual, para 13,25% ao ano.
Expectativa do mercado é de novos aumentos nos próximos meses, com taxa superando 15% ao ano em meados de 2025, maior nível em quase 20 anos.
A decisão, unânime, superou a expectativa de uma alta de 0,75 ponto, sinalizando maior preocupação com a recente alta do dólar e as incertezas sobre a inflação e a economia global
Não se sabe de que inflação os dirigentes do Copom estão falando, pois todos os levantamentos realizados até aqui demonstram total controle sobre essas taxas
Os indicados por Lula votaram diferente do que pensa o presidente.
Conforme mencionado na ata, os próximos passos a serem tomados pela autoridade monetária em relação à taxa Selic foram motivo de divergência entre os membros do Copom.
Manutenção se deu em meio a turbulências no sistema bancário global e críticas recorrentes de Lula e aliados ao atual nível da taxa de juros.
Com decisão, Selic chega ao menor percentual desde 1999, quando começou o regime de metas para a inflação. Redução já era esperada por analistas do mercado financeiro.
Programa exibido dia 26 07 17
Na opinião de instituições financeiras consultadas pelo BC, a taxa básica deve subir 0,25 ponto percentual
Em abril, o Copom elevou os juros básicos em 0,25 ponto percentual
Estimativas dos economistas são de aumento para 7,75% ao ano
Foi a segunda manutenção da taxa básica de juros, que aconteceu após cinco cortes consecutivos na taxa Selic