SEÇÕES

3 hábitos que você precisa adotar, se quer emagrecer; o último vai te surpreender

Quando se fala em emagrecer, muita gente acha que precisa fazer grandes sacrifícios, mas algumas mudanças já ajudam

Casal na academia | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no

É bastante comum notar um certo volume na região da barriga. Isso acontece porque essa área abriga órgãos importantes, como o útero, os ovários e o intestino, que podem sofrer variações ao longo do ciclo menstrual ou em resposta à alimentação do dia anterior. Por isso, é importante observar se o inchaço é temporário — causado, por exemplo, por retenção de líquidos ou acúmulo de gases — ou se está relacionado ao acúmulo de gordura abdominal.

Se a causa for o excesso de gordura, é importante saber que não há soluções. Para reduzir a gordura na região abdominal, o caminho mais eficaz é adotar hábitos mais saudáveis e sustentáveis — e isso não inclui seguir dietas muito restritivas. Abaixo, veja três recomendações baseadas em estudos científicos para alcançar esse objetivo:

Mexa-se diariamente

Praticar algum tipo de atividade física todos os dias traz benefícios não só para o corpo, mas também para o bem-estar mental. O mais importante é manter-se em movimento regularmente — e isso não significa necessariamente ir à academia. Caminhar um determinado número de passos por dia, escolher as escadas em vez do elevador ou qualquer outra forma de atividade física já faz diferença.

Reduza o consumo de álcool

A expressão "barriga de cerveja" não é por acaso — o consumo de bebidas alcoólicas realmente pode favorecer o acúmulo de gordura na região abdominal. Isso acontece porque o álcool é altamente calórico, com uma densidade energética maior do que a dos carboidratos e proteínas. Além disso, por serem calorias líquidas e desprovidas de fibras naturais, essas bebidas oferecem pouca saciedade, ou seja, é fácil ingerir uma grande quantidade de calorias sem perceber ou se sentir satisfeito.

Mas o problema não está apenas no álcool em si. O consumo de bebidas alcoólicas pode afetar seu comportamento alimentar: como o álcool reduz as inibições, ele pode levar você a comer em excesso, especialmente alimentos ricos em gordura e açúcar. Além disso, muitos drinks misturam o álcool com sucos adoçados ou xaropes, que elevam os níveis de insulina e contribuem ainda mais para o acúmulo de gordura.

Equilíbrio entre alimentação e exercício: a regra do 80/20

Quando o objetivo é perder gordura, especialmente na região abdominal, é importante entender que cerca de 80% dos resultados vêm da alimentação e apenas 20% da prática de exercícios. Isso significa que não adianta fazer centenas de abdominais se você não cuidar do que come — sem uma dieta balanceada, os efeitos do treino serão limitados.

Embora não seja possível eliminar gordura apenas de uma área específica do corpo, é viável reduzir a gordura abdominal ao diminuir o percentual total de gordura corporal. Para isso, o ideal é seguir uma alimentação baseada em alimentos naturais e nutritivos, que incluam proteínas de qualidade, gorduras saudáveis e micronutrientes essenciais.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também