5 alimentos que te impedem de ganhar massa muscular e que você deveria evitar

Ganhar massa muscular é objetivo comum entre frequentadores de academia e praticantes de esportes

Avalie a matéria:
Brigadeiros | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ganhar massa muscular é objetivo comum entre frequentadores de academia e praticantes de esportes. Além dos treinos, a nutrição desempenha um papel crucial, mas certos alimentos podem atrapalhar os resultados. É importante focar em proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras saudáveis, manter-se hidratado e evitar interferências negativas. Aqui estão 6 alimentos a serem evitados para construir músculos eficientemente.

Açúcares refinados

Os açúcares refinados, presentes em doces, refrigerantes e alimentos processados, são prejudiciais para o ganho de massa muscular. Eles são digeridos rapidamente, causando picos de insulina que favorecem o acúmulo de gordura em vez do crescimento muscular. O consumo excessivo leva à inflamação e resistência à insulina, prejudicando a recuperação muscular e a síntese de proteínas.

"O açúcar refinado é um carboidrato simples que é rapidamente absorvido e faz com que a glicemia suba rapidamente. Cada pico de glicemia no sangue do paciente lesa, aos poucos, seus órgãos", complementa a endocrinologista Claudia Liboni, em entrevista ao Terra.

Alimentos fritos

Os alimentos fritos contêm altos teores de gorduras trans e saturadas, que aumentam a inflamação corporal, prejudicando a recuperação muscular. Além disso, eles geralmente carecem de nutrientes essenciais para a construção muscular, como vitaminas e minerais. O consumo regular de alimentos fritos resulta no acúmulo de gordura corporal, obscurecendo o desenvolvimento muscular.

Cereais refinados

Os cereais refinados têm um alto índice glicêmico, o que resulta em digestão rápida e picos de açúcar e insulina no sangue. Apesar de fornecerem energia rápida, a falta de nutrientes nesses cereais leva à fome precoce e ao consumo excessivo de calorias, tornando o controle de peso e a definição muscular mais desafiadores. "Os cereais refinados, como farinhas brancas e seus derivados, são pobres em fibras. Dessa maneira, eles podem favorecer a constipação intestinal", disse nutricionista Ronimara Santos, ao Terra.  

Álcool

O consumo de álcool tem vários efeitos prejudiciais no ganho de massa muscular. Interfere na síntese proteica, crucial para a formação de novas proteínas musculares, além de causar desidratação, prejudicando o desempenho nos treinos e a recuperação muscular. Também exerce influência negativa nos níveis hormonais e no funcionamento de órgãos como o fígado.

Refrigerantes diet e light

Embora não contenham açúcar, os refrigerantes diet e light têm efeitos negativos sobre o ganho de massa muscular. Pesquisas indicam que os adoçantes artificiais alteram a microbiota intestinal e influenciam a regulação do apetite, resultando em maior ingestão calórica. Além disso, esses refrigerantes não fornecem nutrientes benéficos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES