Agrotóxicos: saiba quais alimentos têm mais resíduos - Riscos do excesso de agrotóxicos

Confira uma lista com os alimentos que tiveram mais amostras consideradas inadequadas para a ingestão e os problemas do excesso para produtor e consumidor - Riscos do excesso de agrotóxicos

Slide 2 de 4
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Riscos do excesso de agrotóxicos

Pesquisas do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) associam o uso de agrotóxicos ao desenvolvimento de câncer e à diminuição da fertilidade. Outras pesquisas associam os produtos a problemas nos rins e no fígado.

O meio ambiente também sofre efeitos nocivos, principalmente quando esses produtos são utilizados de forma errada. Um exemplo comum é a pulverização por aviões, que é proibida em algumas regiões porque pode contaminar solo, rios, nascentes e a população ao redor.

Para o produtor rural, os riscos são de contaminação direta do tipo aguda, porque não é raro o uso incorreto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelas pessoas que manuseiam os pesticidas. Esse contato direto é nocivo e causa inúmeros danos à saúde, como intoxicação crônica.

Um dos grandes problemas é a falta de informação acerca dos agrotóxicos, com produtores usando quantidades muito acima do recomendado, aplicando os produtos de forma incorreta e misturando substâncias perigosas. Além disso, muitos usam produtos que são proibidos no Brasil ou que foram adulterados. É fundamental para a saúde humana e qualidade da plantação verificar a procedência dos produtos e seguir todas as recomendações de uso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES