Agrotóxicos: saiba quais alimentos têm mais resíduos
- Uso excessivo pode afetar exportação
Confira uma lista com os alimentos que tiveram mais amostras consideradas inadequadas para a ingestão e os problemas do excesso para produtor e consumidor
- Uso excessivo pode afetar exportação
Com o aumento indiscriminado do uso de agrotóxicos, os agricultores brasileiros podem passar por problemas com a exportação dos produtos, podendo sofrer restrições, o que diminui a competitividade dos alimentos nacionais. Isso já aconteceu com o suco de laranja, em 2012, devido ao uso de agrotóxico proibido nos Estados Unidos, e com a pimenta-do-reino, que sofreu restrição da União Europeia em 2017 devido ao excesso de resíduos.
O que se pode constatar é que, além de ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente, o exagero nos agrotóxicos pode comprometer o mercado. O ideal é os produtores aplicarem a substância com cuidado, fazendo uso de todos os equipamentos de segurança e respeitando as quantidades de aplicação. Além disso, é preciso ficar atento às regras de comercialização e garantir a capacitação de todos que manejam os produtos na plantação.
Essas seriam algumas medidas para diminuir os resíduos de agrotóxicos nos alimentos, garantindo a saúde de quem manuseia e de quem consome, bem como diminuindo os impactos ambientais e no mercado.