Cefaleia tensional: entenda a condição da influenciadora Virginia Fonseca - Sintomas

A influencer revelou nas redes sociais que sua médica suspeita que seu caso seja de cefaleia tensional. Entenda o que é a patologia - Sintomas

Slide 3 de 3

Sintomas

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Dor em forma de pressão, como se você estivesse usando um capacete que pesa na sua cabeça;

Dor na nuca, ou que atinge a testa e as laterais da cabeça;

Muita sensibilidade no couro cabeludo, pescoço ou ombros.

"A cefaleia tensional pode durar cerca de 30 minutos, mas é recomendável a busca por tratamento médico caso ela se torne frequente", afirma.

Causas

De acordo com o especialista, a cefaleia tensional pode ter diversas causas. Ele cita as principais:

Estresse e ansiedade

"O estresse crônico e as crises de ansiedade são os principais causadores da cefaleia tensional, pois faz com que haja a contração dos músculos do pescoço e das têmporas. A sensação é de que a cabeça está sendo comprimida", explica.

Bruxismo de vigília

"O bruxismo de vigília consiste no hábito de tensionar a mandíbula de maneira inconsciente ao longo do dia. Isso pode fazer com que ocorra dor na face e na cabeça. Além disso, muitas vezes o sistema nervoso central fica sensibilizado, passando a enviar estímulos que o seu corpo interpreta como sinais de dor", esclarece o médico.

Privação do sono

"Dormir pouco pode afetar o corpo como um todo, mas acarreta principalmente a cefaleia tensional, pois o corpo precisa de um sono reparador para conseguir se recuperar para o próximo dia", revela.

Má postura

"Qualquer atividade em que a cabeça permaneça na mesma posição, sem se mover por um longo período, pode acarretar a cefaleia tensional. Entre elas estão postura inadequada em frente ao computador, ficar com a cabeça abaixada para visualizar o celular e dormir em uma posição anormal", aponta Wanderley.

Diagnóstico e tratamentos

O diagnóstico da cefaleia tensional é clínico, feito a partir da descrição dos sintomas com o histórico do paciente. No entanto, o médico pode solicitar a realização de um exame neurológico, se houver necessidade.Para tratar a cefaleia tensional, é comum a prescrição de medicamentos. Geralmente, os medicamentos mais indicados são os analgésicos e os anti-inflamatórios, que agem rapidamente, cessando a dor de cabeça. Também há a indicação de descanso.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES