Como ser feliz de verdade? Novo estudo indica hábito que contribui

A antiga sabedoria de que desabafar com amigos traz alívio pode ter bases científicas mais sólidas do que se pensava

Avalie a matéria:
Mulher feliz | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A antiga sabedoria de que desabafar com amigos traz alívio pode ter bases científicas mais sólidas do que se pensava. Uma pesquisa recente conduzida por cientistas da Universidade do Sudoeste, na China, sugere que reclamar pode realmente aumentar nossos níveis de felicidade, mas há uma ressalva: isso funciona melhor quando feito com amigos.

Como ser feliz, segundo o estudo?

O estudo examinou os comportamentos de 2.600 adolescentes e descobriu que aqueles que compartilhavam regularmente suas frustrações e problemas com amigos tendiam a apresentar níveis mais elevados de satisfação com a vida. Essa prática, conhecida como "co-ruminação", envolve discutir problemas pessoais e emoções negativas em busca de apoio social.

Apesar de parecer que concentrar-se em sentimentos negativos seria prejudicial, a pesquisa sugere o contrário quando feito entre amigos íntimos. “Co-ruminação pode ser prejudicial se nos determos excessivamente nos sentimentos negativos”, explica Dr. Xuemei Li, autor do estudo. Mas ele destaca, “nossa pesquisa ressalta a importância das amizades fortes, que podem atenuar as emoções negativas”.

A importância do desabafo para homens e mulheres

De forma interessante, o estudo também destacou que há diferenças entre os gêneros em relação quando se fala dos benefícios da "co-ruminação". Embora ambos os sexos se beneficiem ao desabafar com amigos, notou-se que isso é especialmente benéfico para as mulheres. Por outro lado, os homens obtiveram vantagens adicionais ao praticar o que foi denominado "reclamação obsessiva", no entanto esse comportamento não se mostrou benéfico para as mulheres.

Em última análise, a pesquisa sugere que a capacidade de reclamar de maneira construtiva dentro de um círculo de amigos íntimos pode ser mais do que apenas uma liberação emocional - é uma ferramenta crucial para preservar nosso bem-estar psicológico. Portanto, na próxima vez que sentir vontade de desabafar sobre um dia difícil, lembre-se de que escolher a pessoa certa para ouvir pode, de fato, aumentar sua sensação de felicidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES