Covid longa: o que é, sintomas e como é feito o tratamento
- Exercício é remédio para covid longa
Exercício físico é remédio para a síndrome pós-covid, que causa fadiga e outras sequelas e, segundo novo estudo, pode estar ligada ao efeito do coronavírus sobre o nervo vago. Médicos cardiologistas e do esporte explicam
- Exercício é remédio para covid longa
Se os sintomas de covid longa persistirem, o cardiologista Mateus Freitas Teixeira afirma que o exercício físico é o item número um da prescrição médica no tratamento. Isso porque o exercício auxilia no tratamento de várias sequelas, melhora a capacidade funcional e diminui mortalidade quando feito de forma rotineira. Claro que ajustes na alimentação e em medicação são fundamentais, dependendo de cada caso. Pacientes com sequelas cardíacas devem ser avaliados por um cardiologista; com sequelas pulmonares, por um pneumologista. Mas o exercício é o primeiro tratamento, seja com acompanhamento de fisioterapeutas ou profissionais de educação física, de acordo com a orientação médica.
– Não há dúvidas da importância dos exercícios. A forma e a intensidade sempre são discutidas individualmente. Recomendamos, a princípio, que se inicie de forma leve a moderada, respeite períodos de descanso mais longos, privilegie exercícios de grandes grupamentos e sempre faça exercícios de resistências associados a aeróbicos – pontua.
O retorno às atividades físicas vai depender da gravidade da doença. Em casos assintomáticos ou de sintomas leves, o retorno pode e deve ser imediato, mas gradual.