Além das calorias contidas na bebida em si, o álcool incita as pessoas a petiscarem alimentos calóricos. “Estudos mostram que as pessoas comem mais quando incluem álcool ou bebem antes da refeição”, disse Ginger Hultin, nutricionista da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos, à CNN.
De acordo com especialistas, uma das explicações para o fenômeno está na queda das inibições provocado pelo consumo de bebidas alcoólicas: elas diminuem as defesas cerebrais responsáveis por controlar as porções e fazer escolhas alimentares saudáveis. Além disso, o álcool pode influenciar na produção dos hormônios ligados à saciedade, como no caso da leptina, que suprime o apetite, e o peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), responsável por inibir a ingestão de alimentos.
Outras pesquisas sugerem que o álcool pode estimular as células nervosas do hipotálamo, que trabalha no equilíbrio das funções internas corporais. Essa atuação desregula o hipotálamo, podendo aumentar o apetite. Apesar disso, se você ainda prefere incluir bebidas no dia a dia, a sugestão é escolher as opções menos calóricas.