Bebidas destiladas, como vodka, tequila, rum e gim, não contêm açúcares ou carboidratos naturalmente. No entanto, alguns produtores podem adicionar pequenas quantidades de açúcar para melhorar o sabor amargo. Mas, assim como o vinho, essa quantidade é praticamente insignificante.
Mesmo tendo maior volume de álcool (40% ou mais) em relação às bebidas fermentadas, um shot padrão (45 ml) ainda possui menos calorias. No entanto, essa vantagem só é válida se as outras bebidas adicionadas a elas (geralmente destilados são consumidos em acompanhamento como sucos, refrigerantes, água tônica e energéticos) forem da categoria zero, diet ou light.
Para Ginger Hultin, nutricionista da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos, outros ingredientes adicionados na produção de drinques, como água tônica, suco, refrigerante, xarope, cremes de leite, leite condensado e de coco, acrescentam açúcares e gorduras. “As margaritas e as piñas coladas podem ter cerca de 500 calorias por copo, dependendo do tamanho e de como são feitas, e podem ser um verdadeiro desafio para qualquer pessoa que deseja perder peso”, alertou.