Dez melhores chás para combater gases intestinais
- 8. Chá de camomila
O excesso de gases na maioria das vezes é normal e acontece devido à fermentação dos alimentos pelas bactérias intestinais durante o processo de digestão.
- 8. Chá de camomila
O chá de camomila é rico em compostos fenólicos como apigenina, quercetina e patuletina, com propriedades anti-inflamatórias, calmantes, digestivas e antiespasmódicas, que reduzem a estimulação do trato gastrointestinal, que ajudam a aliviar o excesso de gases, as cólicas intestinais e a má digestão.
calmante e antiespasmódico, ajudando a melhorar a digestão e acalmar
Ingredientes:
1 colher (de chá) de flores secas de camomila;
250 mL de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar as flores secas de camomila em uma xícara com a água fervente, tampar, deixar repousar durante cerca de 5 a 10 minutos. Coar, esperar amornar e beber uma xícara até 3 vezes por dia.
Outra forma de preparar o chá de camomila é utilizando o saquinho do chá, que pode ser encontrado em supermercados ou farmácias. Confira outras forma de preparar o chá de camomila.
O chá de camomila não é indicado para pessoas com alergia à camomila e outras plantas da mesma família da camomila, como margarida, ambrósia e crisântemos. Esse chá também não é indicado para bebês menores de 6 meses.
Além disso, pessoas que estejam usando remédios como anticoagulantes, sedativos ou analgésicos, devem falar com um médico antes de tomar o chá de camomila, porque essa planta pode alterar o efeito de alguns medicamentos.
O chá de camomila (Matricaria recutita) pode ser usado durante a gravidez e amamentação. Já o chá de camomila-romana é contraindicado, porque ainda não existem estudos que confirmem a segurança do uso desse tipo de camomila nestas fases.