SEÇÕES

Este ingrediente comum pode estar destruindo seu fígado sem você perceber; cuidado! - Como proteger e recuperar o fígado

A nutricionista Cibele Santos explica que o problema vai muito além do açúcar adicionado às receitas. Segundo ela, é preciso observar também o consumo de frutas muito ricas em frutose, de carboidratos refinados e de bebidas adoçadas. - Como proteger e recuperar o fígado

Slide 3 de 3

Como proteger e recuperar o fígado

Siga-nos no

A boa notícia é que, segundo Cibele Santos, os danos podem ser reversíveis, desde que o excesso de açúcar seja interrompido a tempo. “Com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, é possível restaurar a função do fígado e evitar complicações”, garante.

Ela alerta, no entanto, para o mito dos alimentos ‘detox’. Apesar de populares, a maioria não tem comprovação científica. “O fígado é naturalmente eficiente na sua própria detoxificação. O segredo é não sobrecarregá-lo ainda mais”, explica.

Para manter o órgão em equilíbrio, a nutricionista recomenda uma rotina simples e sustentável: reduzir o consumo de açúcar e ultraprocessados, apostar em frutas, legumes, proteínas magras e cereais integrais, além de praticar exercícios físicos regularmente.

“Cuidar do fígado não é sobre fazer dietas radicais, e sim sobre constância e equilíbrio”, conclui Cibele.

Carregue mais