“Não espere os sintomas se intensificarem”, diz especialista sobre alerta à dengue

Proteja-se da dengue! Especialista alerta para agir antes do agravamento dos sintomas. Saiba como identificar e prevenir a doença

Avalie a matéria:
Imagem ilustrativa da dengue | Reprodução/Internet

Somente neste mês de maio, o Painel de Monitoramento da Dengue da Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou duas mortes pela doença na capital teresinense. Além dos casos confirmados e os mais de 200 em investigação, a FMS alerta formas para evitar a doença e a reprodução do mosquito Aedes aegypti. 

Em entrevista ao Meio News, a médica infectologista Amparo Salmito orienta sobre os sintomas da doença e os cuidados na prevenção do mosquito, que desta vez, se encontra mais agressivo. 

“A dengue vem estressando a população de Teresina nos últimos dias. Temos em torno de 3 mil caos, um número um pouco abaixo dos números do mesmo período do ano passado, mas o que ainda nos preocupa é que esse mosquito está ocorrendo de uma forma mais agressiva”, afirma. 

SINTOMAS

Os sintomas são: febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

Não espere! 

Apesar dos sintomas da dengue serem comuns de identificar, como o surgimento de febre, dor nos olhos, dor na cabeça ou mal-estar, a médica orienta para que o paciente não espere os sinais se intensificarem, e procure de imediato um serviço de saúde.

“Não precisa nem esperar as manchinhas vermelhas aparecerem. Antes, a gente recomendava que procurasse um médico apenas com uma série de sintomas, hoje, com a rapidez que esse vírus está se desenvolvendo, pode procurar um médico”, diz a médica. 

 PREVENÇÃO 

Evite parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Realizar a limpeza regular da caixa d'água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. O uso de repelente e a vacina, também são formas eficazes de prevenção.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES