Mortes por dengue no Piauí são quase o triplo em 2024 comparado a 2023

Março com maior número de casos notificados e provavéis em 2024, em comparação com o mesmo período de 2023

Avalie a matéria:
Mosquito da dengue pousado em uma pessoa. | FOTO: Cidade de Ebu das Artes

O Piauí vive um cenário preocupante em relação à dengue. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) atualizado na tarde desta terça-feira (28), até o final de maio de 2024, 11 pessoas perderam a vida para a doença. Esse número representa quase o triplo de 2023, quando foram registradas quatro mortes durante todo o ano.

EM UM DIA

O número de óbitos em investigação, em relação à segunda-feira (27), que era de 4, após a última atualização de hoje, subiu para 5. Conforme apurado pelo MeioNews.com, com base nos dados do Painel da Sesapi, em apenas um dia o número de casos prováveis subiu 109, já que ontem era 10.730. 

O número de casos confirmados também apresentaram um aumento de 6.467 para 6.533. 

Infográfico feito com base na última atualização do Painel da Dengue da Sesapi, atualizado dia 28/05/2024./ Imagem: Jéssica Dayane

Conforme os dados da Sesapi, até o momento, o mês de março é o que apresentou o maior número de casos notificados em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, é o mês que mais registrou casos prováveis de 2024.

 MEDIDAS TOMADAS

Na última sexta-feira (24), membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE) se reuniram para definir ações e diretrizes de vigilância para prevenir, controlar e acompanhar as medidas desenvolvidas no estado para o enfrentamento à dengue.

Segundo o secretário de Saúde, Antônio Luiz, serão agregadas novas ações às que já são realizadas de forma contínua pela Sesapi.

“O COE deve fazer um documento pedindo à Prefeitura de Teresina que realize a coleta de resíduos em terrenos baldios da cidade. Também vamos fazer um levantamento de algumas residências em que já foram detectadas larvas do mosquito e que estão abandonadas. Estas casas precisam ser abertas para as equipes fazerem a higienização. Para isso, vamos pedir o auxílio da Procuradoria Geral do Estado”, afirma.

PREVENÇÃO

  • Evite parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. 
  • Realizar a limpeza regular da caixa d'água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. 
  • O uso de repelente e a vacina, também são formas eficazes de prevenção.
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES