Perca a gordura abdominal com estas 5 dicas

A gordura acumulada na região abdominal é frequentemente um obstáculo desafiador para aqueles que buscam perder peso

Avalie a matéria:
Mulher segurando sua gordura abdominal | Reprodução/ Getty Images

O processo de emagrecimento não é fácil para muitas pessoas. Embora muitos consigam emagrecer de maneira geral, a redução dos quilos extras na barriga pode ser particularmente difícil de alcançar. No geral, não é possível direcionar especificamente a perda de gordura para essa área do corpo, mas seguir uma alimentação saudável, e um cardápio equilibrado, pode contribuir para diminuir a massinha acumulada.

Mulheres possuem maior propensão a acumular gordura nas coxas e no bumbum, já entre os homens, a prevalência do acúmulo é na região do abdômen. Com isso, é sempre bom lembrar que gordura abdominal não é apenas um problema estético. Ela é também um importante sinal de alerta de que você pode estar acumulando gordura em órgãos vitais e aumentando os riscos de ter problemas graves de saúde.

Confira 5 dicas essenciais para um emagrecimento saudável:

1. Proteína em todas as refeições- Especialistas destacam a importância da presença de proteína em todas as refeições. Além de contribuir para a construção muscular, a proteína é benéfica para a flacidez, cabelo, pele e unhas. A proteína também proporciona maior saciedade e tem um efeito termogênico, o que significa que o corpo gasta mais calorias para digeri-la, auxiliando no processo de emagrecimento.

2. Caprichar nas leguminosas - As leguminosas são recomendadas por nutricionistas como fonte de vitaminas, minerais e fibras, que aumentam o volume do prato sem aumentar a densidade calórica. Isso promove saciedade e fornece nutrientes essenciais, sendo uma estratégia eficaz na dieta para secar a barriga.

3. Opte por alimentos fontes de triptofanos- Profissionais de saúde enfatizam a importância do triptofano, um aminoácido essencial que auxilia na síntese de serotonina, neurotransmissor ligado ao humor e à vontade de doces. Alimentos como ovos, banana, cacau, oleaginosas e frutos-do-mar são recomendados, especialmente durante a TPM, para reduzir a vontade de consumir doces.

4. Investir em bons carboidratos- Os carboidratos são aliados, desde que sejam escolhidos estrategicamente. Carboidratos complexos, como batata-doce, batata baroa, inhame e massas integrais, são indicados para melhorar o rendimento cognitivo e físico. Eles podem ser incluídos no pré-treino. 

5. Jantar até as 20h- É recomendado jantar até às 20h para permitir uma boa digestão antes de dormir. Consumir carboidratos tarde demais interfere na produção de melatonina, hormônio do sono, afetando a qualidade do sono e causando desequilíbrios hormonais que podem levar a desejos por doces e baixo rendimento nos treinos.

 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES