Poucos sabem! Este vegetal ajuda na digestão, protege as células e apoia o coração
- Digestão
Versátil na culinária e rico em fibras, vitaminas e antioxidantes, o alho-poró vem ganhando espaço na alimentação equilibrada e segue sendo estudado pela nutrição
- Digestão
Um dos aspectos mais citados sobre o alho-poró é sua contribuição para o sistema digestivo. O vegetal contém fibras solúveis e insolúveis, que desempenham papéis distintos, mas complementares, no funcionamento intestinal. Juntas, elas ajudam a melhorar o trânsito intestinal e a consistência das fezes.
A parte branca do alho-poró é rica em frutanos, como a inulina, um tipo de fibra fermentável. Esses compostos não são digeridos no intestino delgado e chegam ao intestino grosso, onde servem de alimento para bactérias benéficas. Por esse motivo, o alho-poró é classificado como um alimento prebiótico.
O estímulo ao crescimento de microrganismos benéficos favorece a produção de ácidos graxos de cadeia curta, substâncias associadas à integridade da mucosa intestinal. Esse processo contribui para um ambiente intestinal mais equilibrado e pode ter reflexos positivos na absorção de nutrientes.
Além disso, a presença de fibras está relacionada ao aumento da sensação de saciedade após as refeições. Esse efeito auxilia no controle da ingestão alimentar ao longo do dia, o que torna o alho-poró um aliado em estratégias voltadas ao controle do peso corporal.