Este movimento envolve a região central do corpo e seu nível é classificado como difícil. Ele é de baixo impacto, também atua na tonificação e entra na categoria de exercícios para afinar a cintura em um treino de fortalecimento.
Como fazer: deite-se de costas em um colchonete de exercícios com as mãos posicionadas atrás da cabeça e os cotovelos dobrados.
Contraia os músculos abdominais e estenda a perna direita mantendo-a reta e paralela ao solo, sem tocá-lo (mantenha a uma distância de 5 cm a 10 cm do chão). Ponha a perna esquerda para dentro de modo que o joelho esquerdo fique em um ângulo de 90º, diretamente acima da articulação do quadril.
Faça o abdominal enquanto gira o cotovelo direito em direção ao joelho esquerdo. Aproxime o máximo que puder sem que o joelho passe a articulação do quadril. Então troque as posições das pernas, estendendo a perna esquerda de modo reto ao mesmo tempo em que leva o joelho direito acima da articulação do quadril.
Agora, faça o abdominal com o cotovelo esquerdo em direção ao joelho direito. Alterne as posições, fazendo o movimento em direção a cada um dos joelhos. Neste exercício é fundamental que o joelho não ultrapasse a articulação do quadril ou ele perderá em eficiência.