Acreditar que a limpeza da boca se resume apenas aos dentes, pode gerar problemas diversos à saúde bucal. Isso porque a língua está em contato direto com alimentos durante a mastigação e pode ser porta de entrada para bactérias causadoras de problemas bucais. Por isso, ela também precisa de atenção durante o processo de escovação. Para ajudar, a dentista parceira Kess, Luciana Bruzadin, lista 4 motivos para intensificar a limpeza da língua e como fazer. Confira!
1) EVITA MAU HÁLITO
“Depois de mastigarmos, os resíduos de alimentos se acumulam sobre a língua e dão início ao processo de fermentação que, consequentemente, causa mau hálito. Em casos mais graves, a falta de limpeza da língua pode provocar halitose, problema gerado pelo acúmulo de saburra, que nada mais é do que uma massinha branca ou amarelada que se forma sobre a língua quando não é limpa corretamente”, explica Bruzadin. A boa notícia é que estes problemas podem ser facilmente resolvidos com a escovação e limpeza constante da língua.
2) MELHORA O PALADAR
“Nosso paladar também pode ser melhorado com a limpeza da língua, isso porque a camada de sujeira que se forma sobre ela interfere na sensibilidade das papilas gustativas e impede que o paladar identifique o sabor dos alimentos. Por isso, as refeições podem ser mais bem aproveitadas com a limpeza da língua”, pontua.
3) FLUXO SALIVAR ADEQUADO
Segundo a profissional, escovar a língua também é super importante para manter o fluxo salivar adequado. “Quando a língua está suja, a boca pode produzir menos saliva ou alterar o pH de sua composição. Como consequência, podemos ficar mais suscetíveis a problemas como cárie, por exemplo.”
4) DIMINUI PROBLEMAS BUCAIS
“Outros problemas bucais como a gengivite e placa bacteriana podem ser evitadas com a higienização correta da língua, já que durante o processo de limpeza, os resíduos de alimentos ficam na língua e geram mais bactérias, podendo migrar para outras áreas da boca e até mesmo do corpo, são eliminados”, conta.