Você sabia que algumas das frutas mais consumidas podem conter resíduos de sujeira e pesticidas? Uma delas se destaca por ter até seis tipos diferentes dessas substâncias em sua produção. Mas não se preocupe! Existem maneiras simples e eficazes de reduzir esses resíduos antes de consumir.
A fruta com mais pesticidas
Você pode se surpreender, mas a fruta que mais acumula pesticidas é uma das favoritas dos brasileiros: o morango! Sua casca fina e porosa facilita a absorção de defensivos agrícolas. Além disso, como cresce perto do solo, o morango fica mais vulnerável a pragas e doenças fúngicas, o que leva os produtores a utilizar mais pesticidas para proteger a plantação.
Outro fator é a alta perecibilidade do morango, que tem uma temporada de colheita bem curta. Isso faz com que os produtores usem substâncias químicas para garantir uma maior produtividade e evitar perdas. Como consequência, resíduos de vários pesticidas podem permanecer na fruta até o momento do consumo.
Como higienizar o morango corretamente
Para higienizar os morangos e reduzir resíduos de pesticidas e sujeira, comece descartando os morangos danificados ou mofados para evitar contaminação. Em seguida, prepare uma solução com 1 colher de sopa de bicarbonato e 3 colheres de sopa de vinagre em 1 litro de água e deixe os morangos de molho por 15 minutos.
Após esse tempo, escorra os morangos e lave-os bem em água corrente para remover qualquer resíduo da solução. Seque-os completamente com um pano limpo ou papel toalha. Guarde-os em um recipiente forrado com papel toalha e mantenha-os na geladeira para prolongar sua durabilidade.
Com informações do Tudo Gostoso