TRE Piauí condena pré-candidatos a pagarem multa por propaganda antecipada

A representação foi movida pela Federação Brasil da Esperança e pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Piauí do município de Piracuruca.

Avalie a matéria:

Em sessão ordinária realizada por videoconferência na tarde de terça-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) multou os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Piracuruca-PI, Francisco Marcelo Carvalho Mendes, conhecido como Marcelo Jatobá, e Eduardo Felipe de Lima Melo Sampaio, ambos do Partido Social Democrático (PSD), em R$ 10.000,00 cada, por propaganda eleitoral antecipada. A representação foi movida pela Federação Brasil da Esperança e pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Piauí.

A sessão virtual foi presidida pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins, com o juiz Lirton Nogueira Santos atuando como relator do recurso.

Leia Mais

A decisão do Tribunal, unânime e em parcial desacordo com o parecer do Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção e Silva, reformou a sentença do juiz da 21ª Zona Eleitoral, Stefan Oliveira Ladislau, que havia julgado improcedente a representação.

A decisão do TRE Piauí impactou os pré-candidatos Marcelo Jatobá e Eduardo Lima, do município de Piracuruca (Foto: Divulgação/TRE Piauí)Os recorrentes alegaram que os pré-candidatos realizaram propaganda eleitoral antecipada ao promover um evento chamado "Café com Jatobá" em 23 de abril de 2024, onde foram distribuídos alimentos, camisetas e bonés personalizados com o nome "Jatobá". O evento também contou com apresentações musicais, caracterizando um showmício, e foi divulgado nas redes sociais, destacando os pré-candidatos como patrocinadores. Além disso, Marcelo Jatobá teria divulgado um jingle de campanha em seu perfil no Instagram, com um apelo claro ao voto.

O relator confirmou, com base em fotos e mídias apresentadas, que houve propaganda eleitoral antecipada e irregular, de acordo com o artigo 3º-A da Resolução TSE 23.610/2019 e o artigo 36, §6º da Lei 9.504/97.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES