Entenda como coronavírus ataca pulmões e é eliminado pelo organismo
- 6. Como o corpo combate o coronavírus?
O coronavírus Sars-Cov-2 pode provocar grandes danos ao sistema respiratório e aos pulmões de pacientes infectados. Em casos mais graves da Covid-19, a síndrome respiratória pode levar a morte. Não há ainda um tratamento para a doença, mas o corpo humano tem mecanismos próprios para lutar contra a infecção.
- 6. Como o corpo combate o coronavírus?
Gustavo Prado explicou que o corpo passa a atacar as células infectadas pelo vírus para tentar se defender. Essa ação liderada pelos linfócitos T (células de defesa) produz um líquido repleto de interleucinas, proteínas de ativação do sistema imune que alertam o corpo humano que há a presença de um vírus e atuam para a reparação do tecido atacado.
O pneumologista explicou que o acúmulo desse líquido no pulmão dificulta na oxigenação do sangue, além de deixar o órgão mais "pesado" dando a sensação de falta de ar. Ainda alertou que, nos casos mais graves, pode acontecer o fechamento dos alvéolos.
Prado explicou que nosso sistema imunológico reage à presença do Sars-Cov-2 e tenta combatê-lo, segundo ele, de duas formas. Ele disse que o corpo pode tanto passar a produzir proteínas antivirais, como ativar suas células citotóxicas (que matam células infectadas).
É depois disso, disse, que o corpo consegue fabricar seus próprios anticorpos e desenvolver uma resposta "mais efetiva e persistente."