Entenda como coronavírus ataca pulmões e é eliminado pelo organismo
- 7. Todos reagem da mesma forma ao vírus?
O coronavírus Sars-Cov-2 pode provocar grandes danos ao sistema respiratório e aos pulmões de pacientes infectados. Em casos mais graves da Covid-19, a síndrome respiratória pode levar a morte. Não há ainda um tratamento para a doença, mas o corpo humano tem mecanismos próprios para lutar contra a infecção.
- 7. Todos reagem da mesma forma ao vírus?
Não, cada paciente pode reagir de maneiras diferentes à infecção pelo Sars-Cov-2. Os relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde apontam que alguns grupos e faixas da população são mais suscetíveis ou vulneráveis à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Por conta do sistema imunológico comprometido, diabéticos, por exemplo, não conseguem dar os sinais de alarmes claros da doença. Já em idosos, o sistema imunológico costuma ser deficiente por causa da idade.
Muitos dos casos graves da síndrome respiratória provocada pela Covid-19 estão relacionados a pacientes destes grupos vulneráveis, entretanto, estudos recentes apontam para o alto índice de hospitalizações de pacientes com menos de 40 anos e há registros de mortes em pacientes sem comorbidades.