Entenda por que pessoas vacinadas contraem Covid-19 - Há outros fatores determinantes para a proteção vacinal?

Contágio com o coronavírus apesar de esquema vacinal completo é estatisticamente previsível e depende de fatores individuais - Há outros fatores determinantes para a proteção vacinal?

Slide 2 de 5
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há outros fatores determinantes para a proteção vacinal?

O tempo também é um fator. "Como não há aqui ninguém que esteja vacinado há mais de um ano, não podemos dizer quanto tempo a imunização dura", observa Christine Falk, presidente da Sociedade Alemã de Imunologia (DGfI).

Por outro lado, sabe-se que após seis a nove meses o número de anticorpos se reduz. "Isso não me preocuparia se não tivéssemos a variante delta do coronavírus, pois ela é consideravelmente mais contagiosa do que as anteriores."

"Quando a defesa imunológica dos anticorpos contra o antígeno spike, criada pela vacinação, não é mais perfeita, o vírus pode atravessar essa linha de defesa, entrar numa célula e lá desencadear uma infecção na área do nariz e garganta", explica a cientista, que ensina no Instituto de Imunologia de Transplantes da Escola Superior de Medicina de Hanover. "Isso, então, é uma infecção pós-vacina."

Mas mesmo que a defesa contra contágios retroceda com o tempo, permanece a proteção contra quadros clínicos graves. Segundo relatório do RKI de 7 de outubro de 2021, teve que ser tratado em UTIs apenas 0,56% dos 67.661 casos de infecção pós-vacinação identificados no país desde 1º de fevereiro.

A mortalidade desses pacientes foi de 1,06%. Em comparação: o órgão sanitário alemão estima que na primeira onda de covid-19 na Alemanha, quando ainda não havia vacinas, a letalidade era de 6,2%.

Além disso, "entre os 722 pacientes de covid-19 que morreram, 75% tinham mais de 80 anos", o que corresponderia ao risco de morte, em geral mais alto, nessa faixa etária, "independente da eficácia dos imunizantes".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES