País registra festas de carnaval e aglomerações apesar das proibições
- Rio Grande do Sul
Multidões sem máscaras em praias, ruas, bares lotados e festas foram flagradas em diversas cidades do Brasil ao longo deste final de semana.
- Rio Grande do Sul
Aglomerações em ruas e em uma lancha foram dispersadas durante a madrugada deste domingo (14) de carnaval em Porto Alegre. Uma força-tarefa equipe terminou com as aglomerações registradas em bares e na Orla Moacyr Scliar, onde uma lancha, com som alto no rio, atraía pessoas para a beira da água. A Prefeitura de Porto Alegre montou uma operação de segurança para o carnaval. Apesar de não ser feriado, a Guarda Municipal está atuando na fiscalização para evitar aglomerações nas ruas. Blocos e escolas de samba não podem promover desfiles. Estão proibidas também as festas em clubes e associações.
No litoral Norte do estado, a praia de Capão da Canoa também registrou aglomerações desde a tarde de sexta-feira (12), e a Brigada Militar dispersou grupos. Na madrugada deste domingo (14), centenas de pessoas se concentraram nas imediações do letreiro com o nome da cidade por volta da 1h da manhã. A prefeitura de Capão da Canoa afirmou, por meio da assessoria de imprensa, ter reforçado a fiscalização na orla. No entanto, o município disse ser “humanamente impossível coibir todas as ações provocadas por milhares de pessoas”.
Também na região Norte, uma festa clandestina foi interrompida na madrugada deste domingo (14), em Passo Fundo. Ao menos 200 pessoas participavam do evento em uma cervejaria, que não tinha licença para promover eventos. O local foi interditado e, o alvará, cassado por descumprir os decretos municipais. Ainda em Passo Fundo, cerca de 180 pessoas estavam aglomeradas em uma praça e consumindo bebidas alcoólicas. O movimento foi dispersado pela equipe de fiscalização.