Pandemia x endemia: Entenda o cenário e o debate sobre a mudança de status - Qual é o cenário atual?

No Brasil, Bolsonaro diz que Queiroga avaliar mudar status até o fim de março. - Qual é o cenário atual?

Slide 2 de 5
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Qual é o cenário atual?

Com relação ao número de casos do coronavírus, a média móvel reduziu para abaixo de 50 mil por dia. Em 2022, a média chegou a ultrapassar a marca de 180 mil, maior taxa da história da Covid-19 no país.

"Entramos num período de declínio dos casos, mas que significa que provavelmente estamos entrando em um período de calmaria, ou seja, o coronavírus foi contido neste período, mas é arriscado dizer que a pandemia chegou ao fim", disse Ligia Kerr, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e professora da Universidade Federal do Ceará.

Além disso, a média móvel de mortes no país também está com tendência de queda e ficou abaixo de 400 nesta terça-feira (15).

Por outro lado, o número de infecções e hospitalizações voltou a subir em países da Europa e Ásia, o que acendeu o sinal vermelho no Brasil. Em outros momentos da pandemia, o vírus voltou a agir com força em outros continentes e, sem seguida, avançou novamente na América Latina.

Em diferentes momentos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) - que decretou o status pandêmico em nível global há mais de dois anos - disse que o cenário é desigual entre os países e que a pandemia está longe de acabar.

"Cada país está enfrentando uma situação diferente com desafios diferentes, mas a pandemia não acabou", disse Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, nesta quarta-feira (16).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES