Arthur e suas mulheres: o que diz a lei brasileira sobre poligamia? - Poligamia é legal?

Arthur O Urso divide a casa com suas oito mulheres em um relacionamento que ele mesmo define como 'amor livre'. - Poligamia é legal?

Slide 2 de 4
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Poligamia é legal?

Em 2021, o modelo ganhou destaque na mídia internacional ao celebrar uma união amorosa de uma maneira nada ortodoxa. É que ele se "casou" com nove mulheres, numa cerimônia simbólica realizada numa igreja em São Paulo.

Mas segundo o advogado Saulo Daniel Lopes, que atua na área do Direito de Família, juridicamente falando, não é possível se casar legalmente com mais de uma pessoa no Brasil. "Casar no papel com mais de uma pessoa configura crime", afirma o advogado. 

Na legislação brasileira não há menção direta ao termo poligamia. Contudo, há legislação referentemente à bigamia. Está na lei, no artigo 235 do Código Penal. 

Art. 235 – Contrair alguém, sendo casado, novo casamento: Pena – reclusão, de dois a seis anos.

  • 1º – Aquele que, não sendo casado, contrai casamento com pessoa casada, conhecendo essa circunstância, é punido com reclusão ou detenção, de um a três anos.
  • 2º – Anulado por qualquer motivo o primeiro casamento, ou o outro por motivo que não a bigamia, considera-se inexistente o crime.

Conforme se pode vislumbrar, o texto legal não deixa dúvidas, de modo que a bigamia é considerada crime no ordenamento jurídico brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES