Conheça 5 lagos pelo mundo rodeados de grandes mistérios - Lago Natron, Tanzânia

Você pode se surpreender com alguns lagos que possuem histórias bem sinistras. - Lago Natron, Tanzânia

Slide 3 de 5
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lago Natron, Tanzânia

Embora isso possa soar como uma história tirada de um filme de terror, o fato é que esse lago mata muitos animais e pássaros que se arriscam a tocar em suas águas. Localizado nas profundezas da África Oriental, o Lago Natron pode ser considerado uma verdadeira maravilha da natureza, mesmo com suas misteriosas características indutoras de morte. O segredo por trás desse lago “satânico” pode estar na composição de suas águas. Esse lago é abundante em natrão, um composto químico de ocorrência natural que contém uma mistura de carbonato de sódio, bicarbonato, cloreto e sulfatos.

Na prática, o que acontece é que o natrão aumenta a alcalinidade de sua água, de modo que sempre que um pássaro ou animal se aproxima para saciar sua sede no lago, a água fervente (devido à sua localização geográfica) mata o animal, submergindo seu corpo para as profundezas. Para deixar a coisa ainda mais sinistra, o natrão trabalha rapidamente no corpo do animal, calcificando a carcaça e enviando-a flutuando de volta à superfície, tanto que é relativamente comum encontrar esqueletos submergindo no local.

Ocasionalmente, algumas aves migratórias descem para a superfície do lago, pensando que é um corpo d’água comum, já que as águas quimicamente densas do lago criam uma ilusão de ótica. De fato, tais ilusões no lago já chegaram a enganar até os humanos. Em 11 de dezembro de 2007, um grupo de documentaristas da vida selvagem voava de helicóptero para a região do lago e acabaram sendo vítimas da mesma ilusão de ótica. Na ocasião, as águas cáusticas começaram a corroer o helicóptero, de modo que os pilotos infelizmente não conseguiram escapar da morte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES