Todas as partes da morinda citrifolia – folhas, frutos, raízes, cascas, flores e sementes – têm sido usadas em práticas médicas alternativas.Noni contém muitas substâncias, incluindo potássio.
A fruta, assim como o suco possui uma característica marcante que o cheiro forte, muitas vezes associado à vômito e até mesmo ao chulé. Mas apesar dessa inconveniência, as poucas pesquisas realizadas e a cultura dos povos asiáticos apontam diversos benefícios advindos do consumo de noni. Entre eles estão:
Analgésico – Alguns poucos estudos demonstraram que o noni reduziu a dor e se mostrou eficaz para a artrite e outras dores nas articulações.
Reforço o sistema imunológico – o suco da fruta ativa macrófagos e fortalece o sistema imunológico, que então produz mais linfócitos. Ele também contém agentes antibacterianos que combatem bactérias infecciosas, incluindo Staphylococcus aureus e Escherichia coli.
Combate o câncer – o consumo regular da fruta estimula a produção de óxido nítrico. Para esclarecer, o óxido nítrico é uma substância extremamente útil, que está na base dos muitos benefícios do noni. Ele também contém uma substância rica em polissacarídeos imunomoduladores, conhecida como noni-ppt, que auxilia no combate ao câncer.
Hipertensão – como lido acima, noni é uma fruta rica em fitonutrientes, selênio e vitamina C, que combate os danos dos radicais livres nas paredes dos vasos sanguíneos. Noni é alcalino, o que impede que os fluidos corporais se tornem muito ácidos, prejudicando os radicais livres.
Colesterol – Noni impede a absorção do colesterol LDL, reduzindo assim a placa nas artérias, mantendo seu organismo mais saudável.