Surtos
Carregue mais
O surto de coronavírus se tornou uma preocupação mundial, é não é por acaso. Até agora, a doença já fez muitas vítimas, principalmente na China, onde surgiu o vírus. A situação já é tão grave que até a Organização Mundial da Saúde já declarou emergência de saúde global, devido ao novo coronavírus. Por estar em diversos continentes, o problema já pode ser chamado de pandemia. As informações são do Fatos Desconhecidos.
Uma epidemia é quando um surto acontece em diversas regiões, então já podemos classificar o coronavírus como tal. Uma pandemia já seria uma escala de gravidade maior, sendo o pior dos cenários possíveis nesse caso. Mas apesar de tudo, as autoridades garantem que não há motivo para pânico. E olhando para a história da humanidade, o que está acontecendo agora ainda é muito pouco se comparado à algumas pandemias já vistas anteriormente.
Tendo em vista como estava o cenário mundial quando enfrentamos a varíola, a peste negra e a gripe espanhola, por exemplo, tudo era muito mais grave. Essas doenças mataram milhões de pessoas individualmente. Para se ter uma noção, só a gripe espanhola, como ficou conhecida, fez mais vítimas do que a soma das duas maiores guerras mundiais. Ou seja, o novo coronavírus está muito longe de se tornar algo como essas pandemias. Confira a seguir, as três pandemias que mais mataram de todos os tempos.