Museus
Carregue mais
As descobertas arqueológicas do Parque Nacional da Serra da Capivara podem ser celebradas em dois museus: o do Homem Americano e o da Natureza, ambos moderníssimos e ainda fechados à visitação, distantes 2 km e 30 km, respectivamente, do centro de São Raimundo Nonato. O primeiro utiliza de projeções, hologramas e mesas de luz para registrar o povoamento das Américas. O maior interesse, no entanto, recai sobre a coleção de fósseis, que soma 1 milhão de peças, como um cristal de quartzo de 9.800 anos e uma flauta de madeira de 1.300 anos. “Há uma parte interativa, em que o visitante se coloca no lugar de um arqueólogo explorando a região”, conta José Roberto Piovan Filho, da Natur Turismo. A entrada custa R$ 5.
De arquitetura em formato circular, o Museu da Natureza, inaugurado em 2018, está localizado em meio à vegetação e aos paredões, na cidade de Coronel José Dias. O interior do prédio, em formato espiral e com dois pavimentos, abriga 12 salas com temas que vão da origem do universo à chegada do homem à região, tudo muito tecnológico. Há, ainda, uma exposição de fósseis encontradas na região e animais em tamanho real, como tigre-dente-de sabre e a preguiça-gigante, além de uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo. Em um filme, a cantora Maria Bethânia reflete sobre a presença do homem na Terra. Um dos destaques é um simulador de voo panorâmico sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara.
Outra visita recomendada pelos guias locais é à fábrica da Cerâmica da Serra da Capivara, com sua produção de cerâmicas decoradas com desenhos rupestres do parque, desde objetos de decoração até utilitários, como canecos, copos e pratos, tudo feito artesanalmente. Com seu caráter social, a fábrica é fonte de renda e emprego para as comunidades locais. De segunda-feira a sábado, é possível ver os artesãos em ação; no domingo, só é possível compras na lojinha. Dali, a dica é experimentar as delícias regionais, como a galinhada com pirão de mulher parida, a galinha caipira, a carne de sol, o bode assado e o pirão de galinha nos restaurantes de São Raimundo Nonato.