Entenda como vai funcionar o cartão rosa, anunciado pela Conmebol para a Copa América

Novo cartão será usado para fazer substituição em caso de suspeita de concussão e de traumatismo cranioencefálico

Avalie a matéria:
Árbitro Roberto Tobar | (Foto: Conmebol)

Foi anunciado pela Conmebol uma grande novidade para a próxima Copa América, que será sediada nos Estados Unidos entre os meses junho e julho. O cartão rosa chega com o intuito de adicionar uma substituição a mais para cada equipe, em caso de suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral em algum jogador.

Diferente dos cartões amarelos e vermelhos, o cartão rosa será apresentado pela comissão técnica, que logo que constatada ou mesmo somente a suspeita de concussão e de traumatismo cranioencefálico, deve entregar o cartão à equipe de arbitragem. A substituição extra por concussão foi testada na Copa do Mundo de 2022 e, em março, foi aprovada pela International Board (IFAB). Em caso de uso do cartão por um clube, o outro automaticamente pode fazer também uma substituição adicional.

COMUNICADO DA CONMEBOL:

"A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou que, além das cinco mudanças por equipe autorizadas pelo regulamento, uma sexta mudança em potencial será acrescentada para cuidar da saúde dos jogadores.

Essa é uma substituição extra frente à suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral. Para isso, o árbitro principal ou o quarto árbitro deverá ser informado e um cartão rosa será utilizado."

MUDANÇA NOS CARTÕES:

Além deste cartão rosa, pouco tempo atrás algo pegou de surpresa os espectadores de Wolves x Brentford, quando o brasileiro João Gomes foi expulso, mas não com um cartão vermelho e sim com um círculo vermelho. Isso faz parte de estudo da FIFA para mudança definitiva visando pessoas daltônicas e facilitando o juiz saber qual cartão está puxando. Cartão amarelo continuaria retangular, o vermelho redondo.

Cartão vermelho apresentado à João Gomes em partida da FA Cup (Foto: Reprodução/ X)

Leia Mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES