Aneel diz que corte no ICMS vai reduzir em média 12% a conta de luz

A redução pode variar nas duas frentes: tanto na revisão tarifária quanto no desconto do ICMS

Aneel diz que corte no ICMS vai reduzir em média 12% a conta de luz | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além da redução média de 5% nos custos da energia gerada pelas Revisões Tarifárias Extraordinárias (RTEs), os brasileiros terão outro motivo para comemorar: a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos (ICMS) terá um impacto médio de 12% sobre as tarifas de energia, informou nesta quinta-feira (14) a diretora-presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Camila Bomfim, em entrevista ao programa A Voz do Brasil. As informações são da Agência Brasil.

Segundo Camila, a variação da redução pode variar nas duas frentes: tanto na revisão tarifária quanto no desconto do ICMS. “Esse efeito de redução tarifária depende de cada distribuidora. Cada distribuidora tem um montante específico de créditos a ser devolvido para os consumidores. O cálculo que a gente faz é que o impacto para os consumidores é de uma redução média de 5% nas tarifas de energia elétrica”, explicou. 

Aneel diz que corte no ICMS vai reduzir em média 12% a conta de luz - Foto: Agência Brasil

A diretora-presidente da Aneel esclareceu, ainda, que Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais deverão ter os maiores descontos, já que foram os estados que entraram primeiro com o pedido de isenção do imposto sobre as tarifas energéticas e, portanto, terão maior período de crédito para consumidores.“Já o ICMS ainda depende de regulamentação pelas secretarias de Fazenda estaduais”, complementou Camila Bomfim, que também informou que a previsão da agência é que a bandeira verde de consumo - a faixa de custo mais baixa de energia elétrica - deve vigorar até o final de 2022, dadas as condições hidrológicas favoráveis. 

“Isso é uma estimativa. Mas a gente espera que ela continue no patamar verde. O ano tem uma condição mais favorável, os reservatórios estão em níveis muito melhores do que em 2021.”  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES