O governo de Portugal iniciou o envio de notificações a cerca de 34 mil imigrantes que terão de deixar o país após terem seus pedidos de residência negados pelas autoridades. Entre os afetados, estão aproximadamente 5,4 mil brasileiros — o segundo maior grupo nessa situação, ficando atrás apenas dos imigrantes indianos.
Após a notificação, os imigrantes têm até 20 dias para sair de Portugal. Quem se negar a deixar o país de forma voluntária pode ser expulso à força.
Veja como fica a lista dos países com mais imigrantes notificados:
- Índia: 13.466
- Brasil: 5.386
- Bangladesh: 3.750
- Nepal: 3.279
- Paquistão: 3.005
- Argélia: 1.054
- Marrocos: 603
- Colômbia: 236
- Venezuela: 234
- Argentina: 180
- Outras nacionalidades: 2.790
Segundo o jornal Público, em pouco mais de um mês, o número de imigrantes com pedidos de residência negados quase dobrou. O governo português tem notificado cerca de 2 mil pessoas por dia para deixar o país — quase 20% dos pedidos com decisão final foram recusados.
O avanço das rejeições ocorre em meio ao fortalecimento do partido de extrema-direita Chega, que fez do discurso anti-imigração sua principal bandeira e empatou com o Partido Socialista como segunda maior força no Parlamento.
Para o presidente da principal associação de imigrantes do país, Portugal tem se tornado uma "prisão a céu aberto" para estrangeiros com processos indefinidos e sob ameaça constante de expulsão.