SEÇÕES

Cidade do Paraná atingida por tornado terá que ser 'reconstruída do zero', diz prefeito

Com ventos de até 250 km/h, tornado destruiu quase toda a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, deixou seis mortos, centenas de feridos e fez o Enem 2025 ser suspenso no município

Tornado devastou Rio Bonito do Iguaçu (PR) | Foto: Reprodução/Ari Dias/AEN
Siga-nos no

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, afirmou que a cidade “terá de ser reconstruída do zero” após a passagem de um tornado que devastou o município. Segundo a Defesa Civil, mais de 90% da área urbana foi destruída. A cidade, que tem cerca de 14 mil habitantes, registrou seis mortes e ao menos 750 pessoas feridas.

Os ventos chegaram a 250 km/h, e o fenômeno foi classificado como de grau EF3 na escala de intensidade, que vai até cinco, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

Mais de mil moradores ficaram desalojados, e abrigos emergenciais estão sendo montados com o apoio de cidades vizinhas. A aplicação do Enem 2025, marcada para este domingo (9), foi suspensa em Rio Bonito do Iguaçu.

Devastação após tornado atingir cidade do Paraná (Foto: Reprodução/ RPC)

Município entra em calamidade pública

O prefeito Sezar Bovino concedeu entrevista coletiva na tarde deste sábado (8), detalhando as primeiras ações para reconstruir a cidade com apoio do governo estadual, federal e de empresas privadas.

O governo do Paraná decretou luto oficial de três dias em todo o estado e estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, o que permite liberação emergencial de recursos, dispensa de licitações e pedido imediato de ajuda federal.

Autoridades prestaram solidariedade

O governador Ratinho Junior visitou o município na manhã deste sábado e prestou solidariedade às vítimas. “A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade a toda a população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente”, escreveu nas redes sociais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin também manifestaram pesar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin também manifestaram pesar. “Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, publicou Lula.

“Transmito meus sentimentos aos familiares das vítimas de um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná”, escreveu Alckmin.

O governo federal enviou à região a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, para acompanhar as ações de emergência. No mesmo voo seguiram equipes especializadas da Defesa Civil Nacional, com foco em socorro, ajuda humanitária e reconstrução.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também