O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, assinou um novo decreto flexibilizando algumas restrições no município. A partir de sábado, dia 1º de maio, as atividades comerciais em geral, bares e restaurantes podem funcionar até às 22h, depois disso, somente a modalidade delivery está liberada. No decreto anterior, o limite de horário era até às 20h.
Também foi liberada a prática de atividades físicas em quadras de esporte e campos de futebol, dede que não haja aglomerações. Campeonatos esportivos continuam proibidos na cidade. Pelo decreto, fica proibido a entrada de feirantes de outras cidades. As novas regras valem até o dia 15 de maio.
Também continua proibido quaisquer atividades que gerem aglomeração, funcionamento de casas de shows e quaisquer estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou fechado.
Templos religiosos poderão funcionar com até 50% da capacidade e com no máximo duas horas de duração, obedecendo aos protocolos específicos de medidas higienicossanitárias da Vigilância Sanitária do Município. O uso de máscaras é obrigatório e o distanciamento físico deve ser de dois metros.
A permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças e outros fica delimitada ao horário das 22h, seguindo todas medidas higienicossanitárias, especialmente o uso de máscara e distanciamento físico.
Bares e restaurantes poderão funcionar com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração.