SEÇÕES

Banco Central prevê alta de 2,1% do PIB e queda da inflação em 2025

O PIB, apesar da previsão de crescimento, segue com “perspectiva de desaceleração da atividade ao longo do ano”.

Banco Central prevê alta do PIB | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Siga-nos no

O Banco Central revisou para cima as expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de 1,9% para 2,1% em 2025; e para baixo as projeções de inflação do mesmo ano, passando de 5,1% para 4,9%. O PIB, apesar da previsão de crescimento, segue com “perspectiva de desaceleração da atividade ao longo do ano”.

Dados

O Relatório de Política Monetária (RPM) divulgado nesta quinta (26) pelo BC contém as diretrizes das políticas adotadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom), além de apresentar uma avaliação da evolução recente e das perspectivas da economia.

Inflação

Na comparação com o relatório anterior, as projeções de inflação tiveram leve queda para 2025 e 2026. A projeção para 2025 caiu 0,2 p.p. [de 5,1%, estimado no relatório de março, para 4,9%]. Para 2026, a estimativa inflacionária é de redução de 0,1 p.p. 

Meta

A meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, podendo variar 1,5% para mais ou para menos – o que resulta em um intervalo entre 1,5% e 4,5%. Assim, diz o documento, a economia aquecida favorece a alta da inflação, dificultando a convergência para a meta. (Fonte: Agência Brasil)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também