Brasil negocia compra de arroz da Tailândia para compensar perdas no RS

A extensão das perdas no Rio Grande do Sul ainda não foi oficialmente quantificada, mas estima-se que cerca de 100 mil hectares estão debaixo d'água

Avalie a matéria:
Plantação de arroz no Rio Grande do Sul em período de colheita | Romeu Casanova/Irga
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante das enchentes que afetaram as plantações de arroz no Rio Grande do Sul, o maior produtor do grão no Brasil, a indústria nacional está buscando importar arroz da Tailândia, o segundo maior exportador mundial, após a Índia. Andressa Silva, diretora-executiva da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), revela que estão em negociação para trazer 75 mil toneladas de arroz em até três navios, visando aumentar a oferta e garantir o abastecimento.

TRANSPORTE - Além disso, problemas no transporte do arroz já colhido são registrados devido à destruição das estradas. Analistas avaliam que a redução da oferta pode encarecer o arroz. Com o objetivo de evitar especulações de preços, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou a intenção de comprar até 1 milhão de toneladas do cereal.

LULA CONFIRMA - Em declaração à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, se necessário, o Brasil pode importar arroz para lidar com os prejuízos e assegurar preços acessíveis.

A extensão das perdas no Rio Grande do Sul ainda não foi oficialmente quantificada, mas estima-se que cerca de 100 mil hectares estão debaixo d'água, colocando em risco uma produção de 810 mil toneladas, de acordo com Evandro Oliveira, consultor do Safras & Mercado.

A preocupação com a oferta de arroz é justificada por diversos fatores:

  • O Brasil consome praticamente toda a produção interna de arroz, sendo 70% proveniente do Rio Grande do Sul.

  • Estima-se que a safra atual, que deveria somar 10,6 milhões de toneladas, possa cair para menos de 10 milhões devido às enchentes no Sul.

  • Antes mesmo das enchentes, o mercado já previa problemas na oferta de arroz este ano, devido aos menores estoques em quase duas décadas e ao atraso no plantio no RS causado pelas enchentes de 2023.

  • Esperava-se que o RS contribuísse com 7,5 milhões de toneladas nesta safra, mas estima-se que 800 mil toneladas possam estar debaixo d'água.

Área de plantação de arroz no Rio Grande do Sul coberta por água da enchente (Foto: Pixabay)


Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES