Como saber quando vou receber a restituição do Imposto de Renda 2024?

Os grupos que têm prioridade na fila de restituição incluem idosos, deficientes, pessoas com doenças graves, professores e moradores do RS

Avalie a matéria:
Homem acessando o aplicativo da Receita Federal pelo celular | Reprodução

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) 2024 à Receita Federal encerra na próxima sexta-feira, 31 de maio. Coincidentemente, nesta data também começa o pagamento das restituições, com o depósito do primeiro lote. No total, serão cinco lotes de restituições, distribuídos de maio a setembro, priorizando alguns grupos específicos.

Grupo prioritário

Não é possível prever em qual lote a restituição de cada contribuinte será incluída. Atualmente, só é possível consultar se a restituição está no primeiro lote, a ser depositado em 31 de maio. Para os próximos lotes, a Receita ainda não divulgou as datas de consulta. Os grupos que têm prioridade na fila de restituição incluem idosos, deficientes, pessoas com doenças graves, professores e moradores do Rio Grande do Sul, devido às recentes enchentes.

5.562.065 contribuintes contemplados o primeiro lote

Mesmo pertencendo a um grupo prioritário, não há garantia de inclusão no primeiro lote de pagamento, segundo a Receita Federal. O primeiro lote contempla 5.562.065 contribuintes, com um valor total de R$ 9,5 bilhões, sendo o maior valor já pago em um lote de restituição do Imposto de Renda. Os contribuintes podem consultar se estão incluídos no próximo lote acessando o site da Receita e utilizando a ferramenta de consulta.

calendário dos lotes de restituição do IR 2024:

  • 1º lote: 31/05/2024 - Grupos prioritários
  • 2º lote: 28/06/2024 - Grupos prioritários
  • 3º lote: 31/07/2024 - Demais contribuintes
  • 4º lote: 30/08/2024 - Demais contribuintes
  • 5º lote: 30/09/2024 - Demais contribuintes

Para consultar, acesse a página da Receita na internet, clique em "Meu Imposto de Renda", depois em "Consultar Restituição", e preencha os dados solicitados.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES