Como saber quando vou receber a restituição do Imposto de Renda 2024?

Os grupos que têm prioridade na fila de restituição incluem idosos, deficientes, pessoas com doenças graves, professores e moradores do RS

Avalie a matéria:
Homem acessando o aplicativo da Receita Federal pelo celular | Reprodução

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) 2024 à Receita Federal encerra na próxima sexta-feira, 31 de maio. Coincidentemente, nesta data também começa o pagamento das restituições, com o depósito do primeiro lote. No total, serão cinco lotes de restituições, distribuídos de maio a setembro, priorizando alguns grupos específicos.

Grupo prioritário

Não é possível prever em qual lote a restituição de cada contribuinte será incluída. Atualmente, só é possível consultar se a restituição está no primeiro lote, a ser depositado em 31 de maio. Para os próximos lotes, a Receita ainda não divulgou as datas de consulta. Os grupos que têm prioridade na fila de restituição incluem idosos, deficientes, pessoas com doenças graves, professores e moradores do Rio Grande do Sul, devido às recentes enchentes.

5.562.065 contribuintes contemplados o primeiro lote

Mesmo pertencendo a um grupo prioritário, não há garantia de inclusão no primeiro lote de pagamento, segundo a Receita Federal. O primeiro lote contempla 5.562.065 contribuintes, com um valor total de R$ 9,5 bilhões, sendo o maior valor já pago em um lote de restituição do Imposto de Renda. Os contribuintes podem consultar se estão incluídos no próximo lote acessando o site da Receita e utilizando a ferramenta de consulta.

calendário dos lotes de restituição do IR 2024:

  • 1º lote: 31/05/2024 - Grupos prioritários
  • 2º lote: 28/06/2024 - Grupos prioritários
  • 3º lote: 31/07/2024 - Demais contribuintes
  • 4º lote: 30/08/2024 - Demais contribuintes
  • 5º lote: 30/09/2024 - Demais contribuintes

Para consultar, acesse a página da Receita na internet, clique em "Meu Imposto de Renda", depois em "Consultar Restituição", e preencha os dados solicitados.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES